Entenda mais motivos que tem levado jovens brasileiros a procurar moradia em Portugal
Alguns fatores, como faltas de oportunidades no trabalho e crise financeira, são alguns motivos que estão levando jovens a morar em Portugal.
No Brasil, há aqueles que adoram o seu país e os que aspiram viver na Europa. Essa decisão é, de certa forma, arbitrária, já que a escolha pela residência de cada pessoa é única e cheia de peculiaridades.
No entanto, é possível observar nos últimos anos um crescente movimento de migração de brasileiros em direção a Portugal, um dos países europeus que mais aceitam brasileiros, em busca de melhor qualidade de vida.
Por isso, neste artigo, entenda mais sobre esse movimento.
Leia mais: Saiba como pagar multa de trânsito com até 40% de desconto
Entenda mais sobre migração de brasileiros em direção à Portugal
Um estudo recente que utilizou como premissa o tráfego estrangeiro no site Imovirtual revelou que a maioria das pessoas que procuram um lugar para morar em Portugal são brasileiros. De fato, de acordo com a análise dos dados, o Brasil representou quase 19,5% de todos os estrangeiros à procura de propriedade no país europeu.
Além disso, outro achado significativo do estudo é a idade dos usuários que realizam esses estudos no Brasil. De acordo com os dados, a idade média das pessoas que procuram imóveis em Portugal variou entre os 25 e os 34 anos, com preferência por apartamentos em detrimento de casas. Esse fator, obviamente, indica que essas pessoas talvez sejam jovens profissionais em busca de novas oportunidades de trabalho.
Confira como funciona o processo de escolha
Em relação a escolha da cidade para morar também parece haver uma preferência de destino entre 3 cidades do país, sendo elas: Lisboa, Porto e Braga. De acordo com o estudo, o percentual de interesse variou entre 21% na taxa de interesse para cada cidade. Isso, sem dúvida, reforça o conceito de “cérebro fuga”, pois essas cidades são reconhecidas como excelentes locais para os jovens iniciarem suas carreiras no mercado de trabalho.
Um estudo realizado em 2021 constatou que a demanda por contratos de aluguel nessas cidades aumentou 49,1%. Além disso, algumas estimativas colocam o número de brasileiros em Lisboa em cerca de 190.000 pessoas. Aliás, essa cidade é a região mais cara para alugar um apartamento, com os aluguéis a custarem mais de 1308 €, segundo estimativas para janeiro de 2022.
Comentários estão fechados.