Presidente do BC fala de criptomoedas e do Real Digital

O cenário para criptomoedas no Brasil está mudando completamente. Confira quais são as projeções para o futuro.

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, durante um evento do FMI falou sobre a “beleza” das criptomoedas. Nesse sentido, é sabido que o Brasil está caminhando rumo à aprovação das criptomoedas. Não obstante, em falas passadas, os representantes do BCB já haviam dado indícios de que a legislação teria foco nas empresas do mercado e de forma prudencial.

Leia também: Real digital deve chegar ainda em 2022

Desse modo, na última segunda-feira, 18, começaram as Reuniões de Primavera, um evento organizado pelo Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial, que terá diversas falas de distintos convidados até o dia 24 de abril. À vista disso, a primeira discussão a ser pautada foi a questão do dinheiro digital público ou privado. A diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, e o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, ajudaram a debater esse assunto.

Também é importante ressaltar a criação do Real Digital, com planos de lançar um piloto ainda em 2022, em formato de CBDC. “Quando falamos sobre criptoativos, eu acredito que as pessoas focam muito nos ativos em si, mas a ‘beleza’ está na rede sendo criada. […] os protocolos, eles têm muitas boas características que serão usadas e mudarão as intermediações financeiras no futuro, já começou inclusive. Há protocolos que diminuem custos para bancos, são mais rápidos, auditáveis, transparentes, e permitem rastrear coisas que hoje não conseguimos”, disse Campos no evento.

Além disso, o presidente do BC também falou do Real Digital, enfatizando que a implementação dessa modalidade teria que ter cinco características básicas para a população. “Sobre o que é necessário nessa solução transfronteiriça, e, na verdade, o que as pessoas olham e tem demanda para criptomoedas, as pessoas precisam de algo com cinco características, que é rápido, barato, seguro, transparente e aberto, que são o que as pessoas querem”, destaca.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.