Google bloqueou 1,2 milhão de aplicativos da Play Store no ano passado
Mais de 180.000 aplicativos foram banidos por desrespeitarem privacidade na Play Store em 2021.
Em um esforço para fornecer aos usuários do Android uma experiência mais segura na Play Store, o Google fez várias alterações no ano passado. Em uma postagem recente no blog, a empresa destacou algumas dessas mudanças e explicou como elas protegem os usuários contra aplicativos e desenvolvedores maliciosos na Play Store.
Nessa mudança, foram identificadas algumas práticas de desenvolvedores que desrespeitam a privacidade da loja de apps. Por isso, confira neste artigo mais informações sobre os aplicativos bloqueados pelo Google.
Leia mais: Twitter deve aceitar oferta de US$ 43 bilhões de Musk
Aplicativos foram desativados por desrespeitarem privacidade da Play Store
De acordo com membros da equipe de segurança e privacidade do Android, o Google introduziu vários recursos focados em privacidade no ano passado, incluindo proteção aprimorada contra aplicativos e desenvolvedores maliciosos, bem como segurança de dados aprimorada no SDK.
Além disso, a empresa continuou melhorando seus processos de aprendizado de máquina e revisão, permitindo impedir a instalação de 1,2 milhão de aplicativos que violavam a privacidade. Os esforços da empresa para impedir desenvolvedores maliciosos e spam resultaram na suspensão de mais de 190.000 contas em 2021.
Nesse mesmo ano, o Google também anunciou uma nova seção de segurança de dados para a Play Store, que auxilia os desenvolvedores a fornecerem aos usuários uma visão das práticas de privacidade e segurança que seus aplicativos seguem. A seção Segurança de dados da Play Store foi lançada recentemente, e os desenvolvedores agora devem atualizá-la para seus aplicativos até 20 de julho.
Medidas do Google para melhorar segurança
Além disso, o Google firmou uma parceria com desenvolvedores de SDK para melhorar a segurança do aplicativo, limitar a forma como os dados são compartilhados e melhorar as linhas de comunicação com os desenvolvedores de apps. Isso porque, segundo a empresa, a melhor maneira de garantir a segurança dos dados é restringir o acesso a eles em primeiro lugar.
Para isso, a empresa implementou novas proteções e políticas de plataforma que limitavam o acesso a APIs confidenciais e dados de usuários para 98% dos aplicativos migrando para o Android 11 ou superior. Além disso, o uso de APIs de acessibilidade em aplicativos migrando para o Android 12 foi proibido, resultando na morte de aplicativos de gravação de chamadas de terceiros no processo.
Comentários estão fechados.