Como funciona o plantio da cana-de-açúcar?

Entenda sobre o cultivo e aprenda uma receita deliciosa com essa planta tão adorada pelos brasileiros.

O cultivo da cana-de-açúcar foi um dos fatores fundamentais na ocupação do nosso território durante o período colonial. Hoje também é bem importante, principalmente quando se trata de exportar produtos brasileiros. Além disso, a plantação da cana é bem simples de ser feita, e ela pode servir para a preparação de muitas receitas. Confira agora um pouco mais sobre o plantio da cana-de-açúcar e uma receita deliciosa de pudim.

Leia mais: Qual o mais saudável: caldo de cana ou água de coco?

Entenda sobre o plantio da cana-de-açúcar

O Brasil é um dos maiores exportadores de cana-de-açúcar do mundo e possui solo e clima adequados para o seu cultivo. Antes de plantar o caule da cana-de-açúcar, é fundamental saber se o solo escolhido contém quantidades adequadas de compostos orgânicos.

Além disso, o melhor período para plantá-la é no início de outubro, durante a época mais chuvosa. Após todos esses processos, deve-se atentar às pragas e a necessidade delas serem controladas para não perder muito da colheita.

Geralmente, a cana-de-açúcar pode ser cultivada de duas formas: manual ou mecanizada. Com isso, a opção de plantio manual é realizada por agricultores locais, sem muitos artefatos. Dessa forma, basta colocar os chamados colmos da cana no solo e continuar regando. Outro aspecto importante é não esquecer de evitar fertilizantes para que as plantas cresçam de forma saudável e no seu tempo.

Variedade de alimentos a partir da cana

A partir desta planta, podemos tomar o famoso caldo de cana com um delicioso pastelzinho e também os doces que costumam ser feitos no interior, como a rapadura. Muitos doces são feitos com essa planta, assim como o próprio açúcar que usamos no dia a dia, originando várias outras guloseimas.

Desse modo, aprenda a fazer uma deliciosa receita de pudim de caldo de cana para você aproveitar um pouco desse sabor que agrada a tantas pessoas.

Receita de pudim de caldo de cana

Ingredientes

  • 4 ovos inteiros;
  • 500ml do caldo da cana-de-açúcar;
  • 1 xícara e meia de leite em pó.

Modo de preparo

  1. Coloque todos os ingredientes listados acima dentro do liquidificador e bata por uns 3 minutos;
  2. Em seguida, prepare um caramelo com o açúcar e despeje em uma forma de pudim;
  3. Jogue a mistura que você bateu no liquidificador na forma já com o açúcar caramelizado;
  4. Assim, asse em banho-maria por 50 minutos e vá observando;
  5. Quando estiver pronto, deixe esfriar, desenforme e está pronto para servir.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.