Campanha Maio Amarelo pretende conscientizar os motoristas; saiba mais

Campanha “Juntos Salvamos a Vida” conscientiza motoristas sobre os acidentes de trânsito.

Neste mês de maio, pela nona vez, o governo lança a campanha do Maio Amarelo. O objetivo é conscientizar os motoristas e pedestres sobre os perigos no trânsito com o objetivo de reduzir os acidentes nas estradas. Com isso, o governo se compromete em melhorar as sinalizações, duplicar rodovias, melhorar o tráfego e investir nas engenharias de trânsito dos estados. Logo espera-se sucesso neste ano. Confira alguns detalhes sobre a campanha.

Leia mais: Governo libera saque do FGTS para pais com crianças autistas

A Campanha Maio Amarelo

A campanha Maio Amarelo foi motivada pela ONU, que em 11 de maio de 2011 decretou a Década de Ação para a Segurança no Trânsito. Assim, em todo o mundo, neste mês é realizada a campanha em prol das vidas no trânsito.

A cor amarela foi escolhida com o objetivo de simbolizar a advertência no trânsito. Desse modo, busca-se chamar a atenção para o número de mortes e violência no trânsito em todo o mundo.

Assim, o movimento é uma ação do poder público e a sociedade civil, visando colocar a pauta acerca da segurança no trânsito, movimentando todos os órgãos públicos responsáveis e pessoas físicas e jurídicas a lutarem pela causa.

A campanha aqui no Brasil

Aqui no Brasil, a campanha possui bastante respaldo dos órgãos públicos. Neste ano, por exemplo, ela traz algumas novidades. Dentre elas, incentivar o lado positivo, ou seja, trabalhar uma maneira de parabenizar aquele cidadão que não teve nenhuma infração de trânsito ao longo do ano.

Com isso, a ideia é oferecer descontos no IPVA e no seguro do veículo para aqueles que seguiram todas as regras de trânsito. Outra medida tomada pelo governo é uma mudança na Carteira de Habilitação.

A partir do dia 1º de junho, as carteiras terão novas cores. As carteiras provisórias serão marcadas com a letra P, e as definitivas, com a letra D. São medidas que parecem pequenas, mas que podem fazer toda a diferença na vida de muitas pessoas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.