Conhece pessoas negativas? Aprenda dicas de como lidar com elas
Especialistas explicam como conviver de maneira saudável com pessoas com hábitos pouco positivos. Confira!
Em nosso ciclo social, sempre tem aquela pessoa negativa que está a todo momento reclamando e apontando o lado ruim das coisas. E conviver com indivíduos assim no nosso dia-a-dia pode ser bem difícil. No entanto, psicólogos afirmam que existe a possibilidade de ter uma boa relação com pessoas negativas. Acompanhe a leitura e veja como.
Leia mais: 11 sinais de que você é uma pessoa profundamente chata
Mas por que alguns apresentam comportamentos negativos?
Segundo especialistas, a maioria das pessoas que apresentam comportamentos e falas negativas já passou por um tipo de acontecimento marcante que as fez desenvolver uma mentalidade pessimista. Por exemplo, uma pessoa que se decepcionou com algum parceiro pode começar a não acreditar mais no amor e enxergar relacionamentos como experiências ruins.
Já em outros casos, alguns indivíduos foram expostos a uma grande carga de negatividade durante a infância e a adolescência. Assim, por não possuírem referências positivas em sua vida, se tornaram adultos igualmente amargurados.
Veja como conviver com pessoas negativas
Para saber como conviver com pessoas negativas sem maiores problemas, confira as dicas abaixo:
- Tenha compreensão
Aqueles que apresentam esse tipo de comportamento podem estar sofrendo de ansiedade e depressão sem ter noção disso. Também é possível que a pessoa negativa com quem você convive esteja enfrentando algo difícil. Sendo assim, é bom ter compreensão quanto aos acontecimentos da vida dela.
- Tente ajudar
Em boa parte das vezes, os indivíduos pedem ajuda em silêncio, uma vez que estão perdidos e não sabem que escolhas fazer para resolver seus conflitos. Assim, seguem sofrendo os efeitos do estresse, pessimismo e ansiedade.
Portanto, se ofereça para escutar essa pessoa quando ela buscar desabafar, convide-a para lugares para encorajá-la a romper a sua bolha e recomende que ela procure ajuda profissional para auxiliá-la com um tratamento adequado.
- Imponha seus limites
Alguém só busca ajuda quando tem vontade. Sendo assim, caso já tenha feito o que acredita ser o possível para auxiliar aquela pessoa negativa e não funcionou, não insista mais. Claro que você pode tentar novamente, mas não deixe a sua vida estagnar por conta disso e nem a pessoa negativa dominar você.
Comentários estão fechados.