Entenda como conseguir desconto na conta de luz
O Programa Tarifa Social pode ajudar usuários a obter descontos na conta de luz.
Em um período de sucessivos aumentos nos preços da energia elétrica, um desconto pode fazer uma diferença significativa no orçamento de muitas pessoas. E para quem ainda não teve acesso aos abatimentos federais, ainda há a opção de se inscrever no programa Tarifa Social de Energia Elétrica, sem necessidade de solicitação. Para entender melhor como funciona esse desconto na conta de luz, é só continuar lendo o artigo.
Leia mais: Caixa libera saque extraordinário do FGTS para novos grupos
Confira como conseguir desconto na conta de luz através de programa social
Segundo o Ministério da Cidadania, mais de 20 milhões de brasileiros estão inscritos no sistema Tarifa Social de Energia Elétrica. Esses cidadãos recebem descontos em suas contas mensais de serviços públicos. O tamanho do desconto varia dependendo da quantidade de eletricidade usada em cada casa.
Portanto, quem usa mais eletricidade tem uma economia menor. Simultaneamente, quem gastar menos terá um excedente maior. Em todos os casos, o cidadão só precisa ter cadastro ativo no Cadúnico e renda familiar mensal de no mínimo R$ 606 per capita.
Como funciona o programa Tarifa Social?
Não é necessário preencher uma inscrição direta para o projeto, como acontece com o Auxílio Brasil e outros programas sociais do Governo Federal. O Ministério da Cidadania examina os dados armazenados no Cadúnico para determinar quem é elegível para o desconto.
Os usuários que quisessem aderir ao programa tiveram que preencher um requerimento por meio de uma agência regional de energia até o final do ano passado. Entretanto, atualmente o processo ocorre de forma um pouco diferente. É preciso que as pessoas inscritas no Cadúnico, e que estejam dentro dos critérios necessários, aguardem para entrarem no programa, porque ele ocorre de forma automática.
No entanto, algumas pessoas que estão inscritas no Cadúnico não receberam nenhuma notificação sobre desconto na conta de luz. Isso pode acontecer pelo fato de que as informações na plataforma estão desatualizadas. Se mesmo após a atualização você não receber nenhuma notificação sobre o programa, é preciso buscar auxílio do Ministério da Cidadania.
Comentários estão fechados.