O Google tem muitas informações sobre você; confira os dados
Ferramenta de buscas é uma das mais utilizadas em todo o mundo e temos de estar atentos à segurança na internet.
O Google é uma plataforma amplamente utilizada para realizar buscas, principalmente por causa de seu conhecido navegador da web, o Google Chrome. Como resultado, o site tem acesso a uma variedade de dados pessoais dos quais você pode não estar ciente. A seguir, confira mais informações sobre quais informações essa plataforma tem sobre você!
Leia mais: 4 funções de busca do Google que talvez você não conheça
Como o Google sabe tantas informações dos usuários?
Os dados coletados pela plataforma do Google são usados para fornecer publicidade mais assertiva e anúncios mais relevantes, facilitando para os anunciantes alcançarem o público desejado.
Por outro lado, também é fundamental saber que o usuário pode ver quais informações foram coletadas e, caso não se sinta à vontade, pode desabilitar a opção em que se usam os dados para os anúncios.
Algumas coisas que o Google sabe sobre você
- Os resultados de suas buscas
O mecanismo de busca do Google é um dos mais utilizados no mundo. Como resultado, o histórico do que você procura no site é salvo em seu banco de dados. Por isso, com esses detalhes, a plataforma consegue salvar as suas informações que foram solicitadas.
- O que você anda assistindo
Você pode não saber disso, mas o YouTube também é de propriedade da gigante de buscas. Assim, este serviço salva os dados dos vídeos que você assiste na plataforma. Além disso, as informações de documentos que estão em alta, bem como o histórico de pesquisas, são salvas.
- Sua localização
O Google Maps, como o seu nome já diz, também é outra plataforma do Google. Quando o aplicativo é ativado, este serviço de GPS pode determinar sua localização atual em tempo real. Como resultado, você terá disponibilizado para a plataforma os locais por onde você anda, o seu local de trabalho e onde mora.
- Dados dos cartões e senhas
Em algumas compras online, o navegador Google Chrome pode salvar as informações de cartões de crédito e débito, bem como credenciais de login para compras futuras. Como resultado, em ambos os casos, o histórico é preservado e pode ser acessado sempre que desejado.
Por isso, preste atenção nas configurações. Esse recurso auxilia na coleta de informações e no acesso a sites. No entanto, você pode desativá-lo nas configurações do aplicativo a qualquer momento.
Existem formas para se proteger dessa exposição?
Felizmente, algumas dessas opções podem ser desativadas, se for da sua vontade, e o Google pode ajudá-lo com isso, mas não completamente. Isso significa que é possível desabilitar a personalização dos anúncios recebidos na página de configurações desse conteúdo. Porém, as notificações não serão completamente desabilitadas, e apenas a aparição será reduzida.
Comentários estão fechados.