Novo RG: número da carteira de identidade vai mudar

Saiba quais serão as mudanças em relação ao número do RG com o novo formato do documento.

No início deste ano foi anunciada uma medida que modifica a carteira de identidade. Com isso, o número do RG vai mudar, assim como o visual do documento.

Então entenda abaixo qual será o número de identificação utilizado de agora em diante e como funcionará o novo modelo da identidade.

Leia mais: Nova CNH: Saiba quem está apto a fazer a troca pelo novo modelo do documento

Mudança no número do RG

O novo número de referência para a carteira de identidade será o do Cadastro de Pessoa Física (CPF), ou seja, o número do RG não irá mais existir. De acordo com o governo federal, a medida visa aumentar a segurança e facilitar a vida dos cidadãos.

Além dessa mudança em relação ao número, o visual do documento também passará por modificações. Contudo, não precisa se apressar para emitir o novo RG, pois as secretarias de segurança pública, que são responsáveis pela emissão das carteiras de identidade, terão até março de 2023 para se adequar aos novos moldes do documento.

Ademais, o modelo atual do documento continuará a ser aceito até completar o prazo de 10 anos para os cidadãos com até 60 anos de idade. Por outro lado, para quem tem mais de 60, o documento não vai perder a validade.

Como essa modificação irá afetar a segurança dos cidadãos

Atualmente as pessoas tiram a Carteira de Identidade em uma Unidade Federada, com um número, mas caso percam e solicitem o documento em um outro estado, por exemplo, têm acesso a um novo RG, com número diferente.

Com essa mudança no sistema, um documento novo, emitido em outro estado, ficará registrado como uma segunda via, em vez de ser um novo documento, como ocorre hoje em dia. Desse modo, será possível reduzir o número de fraudes de RG, já que, na prática, é possível ter até 27 números de RG no Brasil hoje.

O novo documento também é tido como mais seguro, graças à possibilidade de validação eletrônica da sua autenticidade através de um código QR Code, o que poderá ser feito, inclusive, off-line.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.