Você sabia que beber café antes de ir às compras pode te fazer gastar mais?

Entenda o que a ciência fala sobre isso.

Quem não gosta de um café bem quentinho, não é mesmo? Essa bebida é uma das mais populares entre os brasileiros e é servida em toda ocasião possível. Entre elas, antes de fazer alguma atividade que vai exigir um pouco mais de energia, como praticar atividades físicas ou até mesmo dar uma passadinha no mercado. Entretanto, no segundo caso, você sabia que beber café antes das compras pode te fazer gastar mais? Entenda mais abaixo.

Leia mais: Tomar café faz bem para a saúde, veja os benefícios!

Cientistas descobriram que esse hábito simples pode levar algumas pessoas a gastarem um pouco mais. Em seus testes, eles distribuíram café grátis a 300 pessoas na entrada de uma loja, e depois fizeram uma comparação de seus recibos em relação aos clientes que não beberam nada. No final, tiveram acesso a resultados surpreendentes.

Como o café faz as pessoas gastarem mais?

Basicamente, os pesquisadores descobriram que é possível ligar o uso de café e a compra compulsiva. Isso porque a cafeína funciona como um estimulante em nosso cérebro, sempre liberando dopamina para ele. Como esse neurotransmissor é relacionado às nossas habilidades motoras e a sensação de recompensa, o café acaba aumentando nossa impulsividade e diminuindo o autocontrole, resultando em um gasto maior nas compras.

Além disso, não é só o valor que gastamos que é influenciado, mas também a quantidade e qualidade dos itens que compramos. Durante a pesquisa, quem ingeriu a bebida se mostrou mais disposto a pagar por itens não essenciais, como velas e brinquedos. Dessa forma, a média de custos foi muito maior para o primeiro grupo, que investiu cerca de R$ 149,70 em cerca de 2,16 produtos, enquanto o segundo gastou R$ 80,70 em uma média de 1,45 itens.

Inclusive, o mesmo vale para compras online, visto que os voluntários também compraram de maneira mais compulsiva após consumir a bebida. Portanto, se você já tem dificuldade em se controlar enquanto passeia pelo shopping, evite qualquer alimento com cafeína. Por outro lado, caso você seja um comerciante ou dono de loja, oferecer um café quentinho e bem passado pode ser uma excelente tática para aumentar as suas vendas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.