Golpes do Pix têm aumento preocupante; veja como se proteger
O Pix é uma das melhores invenções dos últimos tempos, e com certeza facilitou e muito a vida financeira de todos, mas também tem sido alvo de golpes.
O Pix é uma das melhores invenções dos últimos tempos, e com certeza facilitou e muito a vida financeira de todos. Porém, mesmo com todos os benefícios, há uma coisa muito ruim que veio com ele: o aumento de golpes.
Leia também: Novo “golpe do Urubu” é aplicado através do Pix
Como é um dinheiro que chega imediatamente na conta de destino, é muito difícil ser interceptado nestes casos, e muito menos localizado. E cada vez mais tem sido comum golpes desse tipo. Só entre abril e maio, os golpes do Pix aumentaram 350% em relação aos dois meses anteriores. Quem divulgou estes dados foi a PSafe, que em seu relatório afirma ter bloqueado mais de 424 mil ameaças desse tipo.
O golpe mais comum é o phishing, que consiste em um site fácil, onde as vítimas precisam colocar seus dados pessoais em troca de algum benefício. Outra tática também muito utilizada é a de engenharia social, onde os criminosos se passam por conhecidos da vítima para pedir Pix.
Nestes casos, os criminosos utilizam o WhatsApp da vítima – que em algum momento foi invadido – para pedir dinheiro aos familiares e amigos.
A seguir, veja algumas dicas para não cair em um desses golpes.
Cadastre as contas utilizadas
Se você costuma fazer Pix para pessoas próximas, cadastre a conta delas em seu aplicativo. Assim, você pode saber se a chave que ela te mandou é a mesma de sua conta ou diferente do cadastro do aplicativo. Caso veja alguma diferença, não envie até que se prove ser da pessoa.
Chave aleatória para desconhecidos
Quando for receber um Pix de uma pessoa desconhecida, sempre opte pela chave aleatória, já que informações como CPF, celular e e-mail são muito pessoais para serem entregues a qualquer um. Estes dados em mãos erradas podem se tornar um perigo nas mãos dos golpistas.
Confira os dados antes de confirmar o Pix
Como dissemos na introdução, muitos criminosos se passam por amigos ou familiares para conseguir o Pix. Sendo assim, sempre confira os dados de quem vai receber o dinheiro, e caso não seja o nome do seu conhecido, não envie.
Não faça pagamentos de emergência sem confirmar a identidade
O item anterior é uma boa dica, porém, muitos dos golpistas já estão atentos a ela. Por isso, ao hackear o perfil de alguém, eles anunciam coisas para vender, como móveis e eletrodomésticos, e dizem estar ajudando outras pessoas na venda, por isso o nome diferente no destinatário.
Nestes casos, é importante prestar ainda mais atenção, e não enviar sinal nenhum de valor antes de confirmar a identidade por trás daquele Pix.
Cuidado com os links que você recebe
Um dos métodos mais comuns de roubo de informação e de contas feitos pelos criminosos é por meio de links nas redes sociais. Por isso, é preciso muita atenção antes de clicar em links, principalmente aqueles que pareçam muito suspeitos, como os que prometem saques ou benefícios grátis.
Não digite seus dados em sites suspeitos, e sempre que precisar passar suas informações, se certifique da autenticidade dele. Para enganar as vítimas, muitos criminosos criam sites com apenas alguns detalhes diferentes, que na pressa passam despercebidos, como duplicar uma letra (ameriicanas.com.br, por exemplo), ou ter finais diferentes, como .biz, .net ou .info.
Comentários estão fechados.