Estratégias para aliviar a mente: saiba como gerenciar o seu estresse
Veja como controlar a sua mente, para o seu bem.
Viver em um mundo tão globalizado e conectado tem seus benefícios, mas também produz sua própria carga de estresse (e que carga alta). Conflitos políticos, crises econômicas, aumento dos casos de varíola, pandemia do Covid-19 e muito mais: inúmeros são os acontecimentos que fazem a cabeça “borbulhar” de ansiedade e estresse. Embora nem sempre seja possível controlar esses estímulos, existem algumas estratégias para aliviar o estresse que devem fazer parte da sua rotina. Para saber mais sobre como aliviar o estresse, confira o artigo na íntegra!
Leia mais: Conheça 6 plantas medicinais incríveis benefícios antiestresse.
Como aliviar o estresse?
Cada indivíduo possui sua maneira de lidar com o estresse, que pode ser bastante peculiar, e tudo bem. Por conta disso, reduzir o estresse é uma abordagem personalizada. Nessa linha de raciocínio, você pode não sentir o efeito e a eficácia de todas as técnicas apresentadas, porém alguma delas servirá perfeitamente para você.
Possua uma rotina de exercícios
Tornou-se muito comum o hábito de levar o cãozinho para passear para reduzir o estresse do animal, ou até mesmo colocar uma rodinha de exercício para o seu hamster ficar mais contente. Então, porque você acreditaria que com os humanos seria diferente? Que para reduzir o estresse bastaria sentar em frente a televisão?
Na verdade, o exercício pode atuar como uma intervenção para a ansiedade e depressão. Um estudo com estudantes universitários descobriu que longos períodos de inatividade podem aumentar consideravelmente os níveis de distúrbios de humor e de estresse. Portanto, introduza já uma rotina de exercícios na sua vida!
Beba menos cafeína
O café é uma das bebidas mais populares do mundo, porém os benefícios de curto prazo associados à cafeína incluem aumento do estado de alerta, atenção e concentração. Além disso, essa substância bloqueia os receptores de adenosina (substância que facilita o sono no corpo).
Por conta disso, a cafeína pode aumentar os sintomas – para pessoas mais propícias – de transtornos de ansiedade. Consequentemente, o estado de alerta constante causa ao indivíduo muito mais estresse e cansaço. Assim, procure substituir a xícara de café por água ou chás naturais.
Dica super importante: não sacrifique seu sono!
Quanto mais você dorme, mais seu nível de estresse percebido reduz. Portanto, jamais sacrifique seu sono por questões de trabalho ou outras atividades do gênero. Estar estressado e cansado é uma das piores combinações para um indivíduo.
Portanto, inclua uma rotina noturna na sua vida. Se prepare tomando um banho mais quente, desligue a TV e os aparelhos telefônicos e faça uma leitura. Dessa forma, você terá uma maior qualidade de sono.
Comentários estão fechados.