Alta do preço da cerveja surpreende comerciantes
Proprietários de bares e restaurantes creem que a cerveja ficará mais cara no próximo mês, mais especificamente, em agosto de 2022.
No último ano, o índice dos preços ao consumidor amplo (IPCA) acumulado, acabou ficando em 11,89%, ao mesmo tempo em que ocorreu uma alta de 8,41% no preço da cerveja.
Para o setor cervejeiro, os reajustes costumam sempre acontecer entre os meses de setembro e outubro, mas os empresários estimam que os fornecedores deverão antecipar para o mês de agosto os aumentos.
É só mais um desgosto enfrentado pelos estabelecimentos, que lidam também com a alta dos custos de alimentos, sem poder conceder o repasse total ao consumidor, enquanto tentam recuperar alguns prejuízos decorrentes da pandemia.
Essa previsão da alta da cerveja é consequência da alta do preço da bebida nos supermercados, que já era de 9,38% por ano. Segundo Paulo Solmucci, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a cerveja tem representado cerca de 20% a 60% do faturamento desses estabelecimentos, dependendo do perfil de cada um. Sendo assim, o reajuste das bebidas deve ter um impacto nas contas de seus consumidores.
As cervejarias, no entanto, “desconversam” a possibilidade do reajuste no mês de agosto. Nesse sentido, o grupo Heineken, quando procurado e questionado acerca do assunto, afirmou que, devido aos direcionamentos globais, não irá comentar a sua estratégia de preços.
A Ambev, detentora das marcas como Brahma, Antarctica, Skol e Bohemia, por sua vez, respondeu que o foco deles neste momento está em poder atender as diferentes realidades dos consumidores, oferecendo um portfólio bastante variado e apostando em embalagens retornáveis.
Por fim, o sindicado nacional da indústria da cerveja (SINDICERV) publicou informativo afirmando que não iria se manifestar sobre essas relações comerciais entre os fabricantes de cerveja e os seus clientes, sejam eles distribuidores, varejistas, bares e restaurantes e pequenos comércios, especialmente quando se diz respeito a preços.
Comentários estão fechados.