Áreas como automação e mecatrônica terão mais oportunidades de emprego
A necessidade de novas competências tem aumentado com uma velocidade muito alta, enquanto o país não tem profissionais capacitados para essa demanda.
A falta de alguns profissionais específicos já é uma realidade no Brasil, e cada vez que a tecnologia vai criando novos ramos, essa escassez se torna mais visível. Com a diminuição de profissionais na linha de produção para dar espaço aos robôs, aumenta-se a procura por pessoas capacitadas para controlar estas máquinas, e é isso que vêm faltando.
Leia mais: Consumidores estão pela 1ª vez otimistas com o mercado de trabalho
Assim, os profissionais que gostam dessa área de mecânica e tecnologia precisam se atentar para as oportunidades que estão se abrindo. Até 2025, haverá um déficit muito grande de profissionais dessas áreas, e caso os interessados comecem as especializações agora, terão muitas oportunidades nos próximos anos.
De acordo com a Confederação Nacional da Indústria, as áreas de automação e mecatrônica devem aumentar em 46% suas oportunidades de emprego. Logo em seguida vem o setor do meio ambiente, que aumentará suas vagas para engenheiros ambientais e trabalhadores de coleta e seleção.
Essa falta de profissionais deve-se à pandemia, que acabou acelerando algumas mudanças, principalmente tecnológicas, já que o mundo teve de se adaptar à nova realidade imposta pelo isolamento social. Com tudo isso, a necessidade de novas competências tem aumentado com uma velocidade muito alta, sendo que o país não tem dado conta de formar profissionais capacitados para essa demanda.
Mesmo com as grandes demissões na crise econômica de 2015 e 2016, o setor industrial parece estar retomando o quadro profissional, sendo um grande contratante nos últimos anos. Só que o nível destas vagas agora está diferente, pois a necessidade está em empregos voltados para a tecnologia, os quais precisam de mais capacitação.
Quem se arrisca a trilhar o caminho da tecnologia encontra muitas oportunidades, e se for atrás de especificações, com certeza terá muito espaço na indústria em um futuro próximo.
Comentários estão fechados.