Caixa Econômica Federal autoriza 3 novos grupos a sacar FGTS
Os cidadãos dessas cidades deverão se atentar aos prazos para fazer a retirada do dinheiro.
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço tem como objetivo fornecer segurança ao trabalhador com carteira assinada. Justamente por isso o Saque do FGTS fica restrito a algumas ocasiões específicas, como demissão sem justa causa. Entretanto, outras ocasiões extraordinárias podem liberar o saque, como para os cidadãos das cidades que serão citadas abaixo. Continue a leitura e descubra quais são elas e por quais motivos o FGTS será liberado.
Leia Mais: Saque-aniversário do FGTS paga até R$ 3,9 mil em agosto
Cidades brasileiras têm saque do FGTS liberado por calamidade pública
As regras do FGTS já estabelecem que o cidadão pode realizar o saque em caso de desastre natural que tenha atingido a área de residência do segurado do INSS. Assim, cidades, regiões ou áreas que experimentaram desastres naturais costumam ter esse benefício disponibilizado.
Isso já aconteceu em inúmeras cidades brasileiras e agora acontecerá mais uma vez nas cidades de Murici (AL), Rio Negro (PR) e Lauro Muller (SC). No caso, os cidadãos terão até as seguintes datas para realizar o saque nos lugares que a Defesa Civil indicar:
- 2 de Outubro – Murici (AL);
- 26 de Setembro – Rio Negro (PR);
- 8 de Setembro – Lauro Muller (SC).
Ademais, vale lembrar que não basta ser morador dessas cidades para conseguir o benefício. Visto que, para receber o FGTS, é preciso que o trabalhador possua saldo positivo nas contas ativas e inativas do FGTS. Sem falar que saque pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses também pode excluir a possibilidade de um novo saque.
Como realizar a solicitação do saque
Antes de ir ao local indicado pela Defesa Civil de cada cidade, os cidadãos deverão fazer a solicitação do saque. Para isso, será necessário acessar e baixar o aplicativo “FGTS” que está disponível tanto para celulares Android quanto iOS. Então, basta seguir as seguintes etapas:
- Abra o aplicativo e acesse a opção “Meu Saque”;
- Busque por “Outras Situações do Saque – Calamidade Pública” na lista de situações;
- Informe a Cidade que você mora.
Assim, você terá acesso a todas as informações quanto ao seu saque, como por exemplo se ele está liberado e qual o valor que você poderá receber. A depender da situação, o cidadão poderá receber até o máximo de R$ 6.220,00 desse saque.
Comentários estão fechados.