2 milhões de livros infantis estão sendo distribuídos pelo Itaú Social
A Campanha “Leia com uma criança” estimula os adultos a fortalecer os vínculos afetivos e participação ativa na educação das crianças.
Programa do Itaú distribui livros infantis por todo o Brasil. O programa “Leia com uma criança”, criado em 2010 pelo Itaú Social, está distribuindo, de forma gratuita, 2 milhões de livros infantis. Contudo, nem todos podem solicitar esse benefício, somente as organizações sociais e secretarias municipais de Educação. Nesta edição, as obras são “De passinho em passinho: um livro para sonhar e dançar” e “A pescaria do curumim e outros poemas indígenas”. Confira o artigo na íntegra e saiba mais sobre essa iniciativa do banco.
Leia mais: Novo site da Google ajuda crianças que estão aprendendo a ler
Veja mais como o programa funciona
Toda a sociedade pode participar da campanha ajudando na mobilização e divulgação do programa. Contudo, para receber os kits, as secretarias municipais de Educação e organizações da sociedade civil precisam fazer uma solicitação até às 18h do dia 2 de setembro.
Cada kit é composto por dois livros, e cada criança atendida ou matriculada deverá receber um. As obras também podem ser solicitadas em braile ou com fonte ampliada para as crianças com deficiência visual. Além disso, no site do programa estão disponíveis 14 títulos na estante digital e um acervo das 22 obras distribuídas nos últimos anos em versões audiovisuais acessíveis.
Visando a democratização do acesso à leitura literária de qualidade para pessoas em vulnerabilidade socioeconômica, o programa prioriza os municípios mais vulneráveis. Sendo os parâmetros estabelecidos a partir do grau de concentração de renda (Índice de Gini), Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicadores de pobreza e outros.
Os livros valorizam pessoas e culturas negras e indígenas
Em 2022, o edital escolheu histórias que valorizassem pessoas e culturas negras e indígenas, com prioridade para livros de autores ou ilustradores que se autodeclaram negros e/ou indígenas. Os livros selecionados foram:
- De passinho em passinho: Um livro para sonhar e dançar – Editora Companhia das Letrinhas, texto de Otávio Júnior e ilustrações de Bruna Lubambo e;
- 12 poemas de A pescaria do curumim e outros poemas indígenas – Editora Panda Books, texto de Tiago Hakiy e ilustrações de Taísa Borges.
Segundo o Itaú Social, os livros são escolhidos por meio de um edital e as seleções para os livros de 2023 estão abertas até as 18h do dia 9 de setembro. O exemplar pode ser sobre qualquer temática, em prosa ou poesia, cujo público-alvo são crianças de 0 a 6 anos, com até 50 páginas e com escritores e ilustradores de países latino-americanos nascidos e residentes. As editoras não contempladas na última edição podem inscrever até três títulos através do formulário presente na Plataforma de Editais do Itaú Social.
Comentários estão fechados.