Órgãos federais brasileiros já estão aceitando pagamentos de taxas no Pix
Quase dois anos se passaram desde que a plataforma PagTesouro foi lançada e está cada vez mais sendo utilizada pelo governo brasileiro.
Quase dois anos se passaram desde que a plataforma PagTesouro foi lançada e está cada vez mais sendo utilizada pelo governo brasileiro. Hoje em dia, cerca de 44 órgãos públicos são adeptos ao sistema, que libera os pagamentos de serviços através do Pix e também no cartão de crédito.
Leia mais: Configurações que previnem golpes por PIX
Dentre todos os serviços que podem ser pagos pelo PagTesouro, estão as inscrições nos concursos públicos e também no ENEM, emissão de passaporte, registro de algumas patentes e também as taxas e as multas sanitárias. A plataforma começou a funcionar no ano de 2020, depois de ter sido submetida a quase um ano de testes. O primeiro órgão que adotou o sistema foi a ANVISA.
As operações que são feitas utilizando a plataforma acabam ficando registradas nos sistemas de arrecadação, como se fosse uma Guia de Recolhimento da União. O objetivo da criação deste documento é o recolhimento de receitas dos órgãos, fundações e também algumas outras entidades do governo.
É possível ainda visualizar o pagamento com o órgão que está realizando as arrecadações, em um tempo muito curto após ter sido finalizado. Todas as instituições financeiras que utilizam o PIX estão aptas a receberem os pagamentos do PagTesouro.
Comentários estão fechados.