Prova de Vida não é mais obrigatória para os beneficiários do INSS
O INSS está emitindo alertas para as pessoas com o objetivo de evitar que elas caiam em golpes envolvendo o procedimento.
O INSS está emitindo um alerta para as pessoas com o objetivo de evitar que elas caiam em golpes envolvendo a Prova de Vida. Ultimamente, o órgão tem recebido muitas denúncias de que os criminosos estão se identificando como servidores públicos e pedindo que os segurados enviem os dados para assim evitar o que seria um ‘bloqueio nos pagamentos’ de quem recebe os benefícios do INSS.
Leia mais: Melhores cálculos para beneficiários do INSS
A Prova de Vida era feita uma vez por ano pelo INSS, só que ela foi suspensa até o dia 31 de dezembro deste ano. A partir de 2023, o Instituto estará implementando algumas mudanças nos processos, em que serão utilizadas as informações que constam em uma base de dados públicos que tem incluso os governos federal, estaduais e municipais. Vale destacar que mesmo que a Prova de Vida retorne, ela não será mais obrigatória por parte do cidadão, pois esse procedimento será feito de forma automatizada, sob responsabilidade do próprio órgão regulador.
Anteriormente, o presidente do INSS, que hoje é o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, ao lançar a nova forma de atuação da Prova de Vida no início deste ano, em fevereiro, disse que a medida tinha como objetivo evitar as fraudes relacionadas ao pagamento dos benefícios. “A partir de hoje, a obrigação de realizar o procedimento da Prova de Vida é todo nosso, INSS. Estaremos acessando todos os órgãos do governo em busca das informações, seja no governo federal, estadual e municipal, e também algumas entidades privadas para conseguir informações e assim realizar a prova de vida de uma forma eficaz”, destacou.
Outro alerta que o INSS está passando para a população é o de não atender ligações suspeitas, em que estejam solicitando algum tipo de dado pessoal em nome do órgão.
Comentários estão fechados.