Motoristas deverão ficar atentos a essas 3 novas leis de trânsito para não serem multados
Embora as atualizações no Código Brasileiro de Trânsito tenham acontecido em 2021, algumas leis apenas começarão a valer em 2023.
Em outubro de 2021, houve uma alteração considerável no Código Brasileiro de Trânsito que deverá deixar os brasileiros mais atentos. Isso porque essa mudança trouxe consigo novas leis de trânsito cuja a infração pode resultar em aplicações de multas ou até mesmo na suspensão da Carteira de Motorista. Ao longo deste artigo falaremos sobre elas, então acompanhe a leitura e saiba tudo sobre o assunto.
Leia Mais: Autoescolas podem deixar de ser obrigatórias para emissão de CNH
As três novas leis de trânsito
Os motoristas podem acessar a Lei N 14. 229/2021 para conferir como ficou a atualização do Código Brasileiro de Trânsito. No caso, algumas mudanças já foram integradas e aplicadas no Brasil, mas outras apenas entrarão em vigor em janeiro de 2023. Assim, os cidadãos deverão ficar atentos para não se surpreenderem com possíveis notificações.
- Multas para Veículos de Empresas
Até a mudança de 2021 no CBT, havia uma multiplicação do valor da multa pelo número de vezes que um veículo de empresa recebeu a notificação por não identificar o condutor. Porém, agora a multa será o dobro do valor de antes, mas sem a multiplicação.
- Ultrapassagem do excesso de peso
Por meio das atualizações no CBT, houve a regularização das multas pelo excesso de peso em veículos. No caso, agora só haverá a aplicação da multa mediante a pesagem, bem como a fabricante deverá notificar o limite de peso de forma explícita. No entanto, os motoristas que ultrapassarem o peso recomendado, poderão ganhar até 4 pontos na carteira e motorista. Além disso, haverá também uma aplicação de multa no valor de R$ 130,16.
- Cassação da CNH
Anteriormente a Lei determinava que a cassação da CNH acontecia a partir do momento em que havia a notificação de infração. Então, haveria a suspensão do documento até o fim do processo. Inclusive, mesmo que o motorista optasse pela entrada de recurso, a suspensão continuaria até que todo o processo chegasse ao fim. Entretanto, agora o motorista poderá manter o seu documento enquanto a análise de recurso acontecer, de modo que a cassação definitiva só virá com o fim do processo.
Comentários estão fechados.