Califórnia proíbe venda de carros movidos a gasolina a partir de 2035
A redução de gases poluentes é um dos compromissos assumidos por boa parte das grandes economias mundiais.
As novas demandas ambientais têm feito com que as economias se reorganizem em torno da preservação do planeta. Pensando nisso e com o objetivo de incentivar a venda de carros considerados de energia limpa, a Califórnia proíbe a venda de carros que usam gasolina. Proibição deve iniciar em 2035. Confira o artigo na íntegra e saiba mais sobre o assunto.
Leia mais: Novidades tecnológicas anunciadas pela Uber incluindo carros elétricos e autônomos
Compromisso ambiental
Um dos maiores mercados consumidores de carros do planeta, os Estados Unidos tem se comprometido com a comunidade internacional para reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera. Por esse motivo, a partir de uma intensa agenda de debates no Conselho de Qualidade do Ar da Califórnia, ficou decidido que o país deve incentivar o uso e a venda de veículos que fazem uso de energia renovável, como a elétrica.
Para tornar o plano possível, o estado pretende estabelecer uma proibição, a partir de 2035, que vai impedir a venda de carros movidos à gasolina ou outros combustíveis derivados do petróleo. Isso porque, o governo da Califórnia quer incentivar a venda de carros novos movidos a energia limpa.
Os modelos de carros com emissão zero de poluentes podem ser movidos à eletricidade, hidrogênio ou até mesmo veículos híbridos, no qual há duas ou mais formas de energia envolvidas na movimentação do motor do veículo.
Entenda o projeto aprovado
No projeto, que é feito em etapas, de forma a tornar a transição possível para a população do estado californiano, o governo pretende:
- Até o ano de 2026, vender até 35% de carros novos com base em energia limpa, ou seja, neutros na emissão de carbono;
- Até 2030, ter 68% dos carros novos vendidos com base em energia limpa.
Uma das razões para as grandes economias mundiais estarem com foco na produção de energia limpa, são as discussões em torno do uso de combustíveis fósseis no aumento da temperatura do planeta, diretamente relacionadas ao agravamento do aquecimento global.
Como exemplo, países da Europa e Ásia já têm feito projetos para estimular a venda de veículos novos neutros na emissão de carbono. A Noruega e o Reino Unido planejam deixar de comercializar carros que utilizam petróleo e derivados até 2025 e 2040, respectivamente. Assim como a Índia, que deseja implementar a medida até 2030.
Comentários estão fechados.