Como uma pessoa desconfiada age e como lidar com esse sentimento
Na maioria das vezes, a desconfiança surge como um mecanismo de defesa, mas ela também pode resultar em mágoas.
É muito comum que as pessoas desenvolvam mecanismos de defesa que as deixem mais desconfiadas. Na maioria das vezes, esse sentimento surge como resultado de traumas antigos ou recentes e pode ser um empecilho para a vida plena. Entretanto, muitos não se identificam nessa situação, por isso veja aqui alguns sinais de que se é uma pessoa desconfiada.
Leia Mais: 5 sinais para identificar amizades saudáveis
Como se reconhecer como alguém desconfiado?
Nem sempre as pessoas conseguem identificar que alguns eventos do passado foram capazes de mexer com suas crenças pessoais. Ademais, quando o trauma gera desconfiança, é possível que as relações interpessoais desse indivíduo sofram algumas perdas. Por isso, é muito importante que se pense em formas de combater essa desconfiança em excesso. Mas, antes de qualquer coisa, é preciso saber quando esse é um problema que de fato o afeta. Confira alguns dos sinais:
- Se perde a fé na humanidade
Pessoas com um alto nível de desconfiança não costumam acreditar que a humanidade tem jeito e pensam que as coisas tendem a piorar. No caso, o que existe é uma ampliação do trauma que se teve por conta de algumas pessoas para todos os humanos que existem. Portanto, funciona uma distorção.
- Tem medo de entrar em relacionamentos
Tanto amizades quanto relacionamentos amorosos se tornarão mais difíceis em casos de desconfiança extrema. Isso porque o medo de sofrer uma nova decepção é muito intenso, capaz de se perder a oportunidade de viver uma linda história com alguém especial por medo.
- Sempre acha que está sendo enganado
Quem sofre com excesso de desconfiança irá sempre duvidar de boas atitudes vindas de outras pessoas. De maneira contrária, elas acreditam fielmente que as demonstrações de carinho e afeto são mentirosas e tentativas de persuadi-las.
- Prefere a solidão
Por fim, precisamos dizer que as pessoas que têm muita desconfiança sempre optam pela solidão à presença de pessoas. Esses indivíduos acreditam que apenas conseguirão encontrar resultados para a sua vida se elas mesmas cuidarem de si. Todavia, é inegável que nós, seres humanos, precisamos da vida em comunidade.
Comentários estão fechados.