Envelhecimento acelerado: se sentir deprimido pode detonar sua aparência
Seu emocional está em dia? Saiba que sentimentos ruins podem te envelhecer mais rápido do que o cigarro!
O mundo atual está cheio de problemas e preocupações, e as pessoas estão cada vez mais cansadas e deprimidas. Esses fatores podem causar algumas consequências não só mentais, como também na nossa saúde em geral. Dessa forma, cuidar da saúde como um todo nunca foi tão importante, por isso, trouxemos mais informações relevantes sobre uma das causas do envelhecimento.
Leia mais: Utilize a regra 10-3-2-1-0 para dormir bem igual a um bebê
A solidão envelhece mais do que o tabagismo
Isso parece um pouco estranho, pois desde sempre encaramos o ato de fumar como um vício causador de muitos males. No entanto, um novo estudo descobriu que a solidão, por exemplo, aumenta a idade biológica das pessoas mais do que o próprio tabagismo regular.
Para chegar a essa conclusão, o estudo em questão usou uma tecnologia chamada “relógio de envelhecimento”. Dessa forma, foram testados dados biométricos e sanguíneos de quase 12.000 adultos chineses para compor e respaldar a pesquisa. Os estudiosos, liderados pela empresa de biotecnologia Deep Longevity, ficaram surpresos ao ver o quanto os impactos dos fatores psicológicos estão associados ao envelhecimento.
O que é o relógio de envelhecimento?
Como falamos no tópico acima, este método foi utilizado para chegar à conclusão do estudo. Ele é um modelo estatístico que mede a idade biológica, que é diferente da idade cronológica. Para entendermos melhor, a idade cronológica é aquela que realmente temos de acordo com a data de nascimento, enquanto a biológica reflete quantos anos aparentamos ao analisar a nossa saúde.
Após analisar os dados dos 11.914 adultos chineses envolvidos no experimento, o relógio determinou que fumar adicionava cerca de 1,25 anos de envelhecimento. Por outro lado, sentimentos de solidão, medo, desesperança, depressão, infelicidade, sono ruim, assim como um conjunto de fatores psicológicos, podem somar até 1,65 anos de envelhecimento.
Com isso, podemos concluir que a nossa vida não pode ser apenas um compilado de estresse e preocupação. Mais do que nunca, precisamos estar atentos (as) aos nossos atos e a como isso influencia na nossa saúde e bem estar, ou seja, viver muito e viver bem!
Comentários estão fechados.