Técnicas utilizadas por pessoas perseverantes para ter mais força de vontade

Exercitar a força de vontade em um mundo que, cada vez mais, lhe estimula a consumir e realizar desejos mundanos é um desafio.

Autocontrole. Disciplina. Autorregulação. Pessoas perseverantes costumam dominar essas três qualidades. A força de vontade é entendida como a capacidade de postergar a gratificação, resistindo à tentação ou desejos que podem ser obtidos à curto prazo para alcançar um objetivo de longo prazo. Caso você não se identifique necessariamente como uma pessoa perseverante, selecionamos algumas dicas para ter mais força de vontade:

Leia mais: Conheça o segredo das pessoas determinadas

Desenvolva mais força de vontade

Segundo pesquisa publicada em 2019, a força de vontade está ligada não apenas a fatores ambientais – como a maneira que você foi criado e exposição à exercícios físicos e esportes, por exemplo – mas também genéticos. De acordo com o estudo, cerca de 60% da nossa capacidade de perseverança é determinada por nossos genes.

Porém, treinar a sua mente para exercitar a força de vontade é essencial, especialmente em um mundo que prazeres simples e imediatos são cada vez mais desejados. Avalie as dicas abaixo:

Pratique Mindfulness

Focar no presente costuma ser um desafio. Com o cotidiano cada vez mais vinculado às redes sociais e ao excesso de informação, os seres humanos estão ficando cada vez mais ansiosos e com dificuldade para práticas de meditação. Por esse motivo, praticar exercícios que combinam técnicas de respiração com foco em seus pensamentos pode ser excelente.

Um desses exercícios é o Mindfulness, ou Atenção Plena, que consiste em realizar atividades da maneira mais consciente possível. Ou seja, focar exclusivamente em uma certa tarefa, deixando de lado distrações, pensamentos externos.

O objetivo é praticar a dedicação e a autorregulação. Indivíduos que se auto regulam em outras áreas da vida tendem a se autorregular também em relação aos seus desejos. Por esse motivo, são mais focados e determinados. Portanto, essa é uma forma indireta de exercitar a força de vontade.

Estabeleça metas e planos realistas

Vamos supor que você queira diminuir a frequência de pedir comida por aplicativo. Não faz sentido simplesmente desinstalar todos os aplicativos de delivery. Se você não for autorregulada (o), em um momento extremo de fome, você cairá em tentação. O segredo? Estabeleça metas. Ao invés de excluir o aplicativo, coloque um valor razoável na Carteira. Nunca ultrapasse este valor.

Assim, você continuará pedindo, mas a frequência diminuirá – e você vai evitar comprometer o seu cartão de crédito com gastos desnecessários. Após cada mês, você só precisa diminuir o valor depositado aos poucos.

Faça uma higiene do sono

Um cérebro idealmente funcional precisa, entre outros, de boas horas de sono. Para isso, o ideal é que adultos descansem diariamente por 7 horas ininterruptas. A privação do sono – ou demais distúrbios do sono, como paralisias, sonos fracassados ou excesso de estresse emocional ao longo da noite – está diretamente associada à dificuldade de autocontrole e impulsividade.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.