Robô Optimus: Empresa do Elon Musk, Tesla, cria robô humanoide multitarefas

Expandindo suas áreas de atuação, a gigante automobilística Tesla expande seus produtos tecnológicos e cria robô humanoide de U$ 20.000.

É de conhecimento geral que o empresário Elon Musk é um entusiasta do avanço tecnológico. Entretanto, para além da sua empresa Tesla investir em carros elétricos e autônomos, outra área da tecnologia lhe desperta interesse: a robótica. Em homenagem à franquia Transformers e ao robô Optimus Prime, o novo robô multitarefas da Tesla se chama Optimus.

Descubra mais sobre o novo robô humanóide da Tesla que custa, inicialmente, US$ 20.000.

Leia mais: Robô faxineiro: conheça a tecnologia que varre, passa pano e esvazia lixeira

Robô Optimus

Longe de ser um produto criado apenas para entreter e impressionar, Elon Musk realmente possui o interesse de comercializar o robô humanóide da Tesla. Ainda não está disponível para venda, mas a projeção é que ele seja vendido por US$20.000, tanto para pessoa física, como para empresas interessadas. Saiba mais:

Tesla já possui experiência em criação de robôs

Elon Musk apresentou ao mundo inicialmente o Bumble C, robô sem carcaça externa. O objetivo de criar um robô cheio de cabos e estrutura mecânica à mostra seria comprovar que a estrutura é, de fato, um robô. O motivo disso era contornar a polêmica do ano anterior, em que a Tesla pagou um performista para se fantasiar de robô, causando polêmica e constrangimento.

Por que criar outro robô, se já havia o Bumble C?

O Bumble C, porém, não fez muitas funções. Ele deu alguns passos no palco, acenou para o público que o assistia, mas não recebeu muitos elogios devido à simplicidade de seus feitos e à lentidão de seus movimentos. Além disso, seu design não é o mais agradável. Por esse motivo, a pretensão é que o Bumble C evolua até o Optimus.

Quais funções o Optimus deve desempenhar?

Com o nome Tesla Optimus Unit 1, o robô que está em fase inicial deverá lembrar um humano quando andar. Para isso, contará com 28 atuadores estruturais (como músculos e tendões). Seu peso é de 73kg e, para isso, consumirá 100W quando sentar e 500W para caminhar. A estimativa é que ele esteja pronto para uso em cinco ou dez anos. Ele deve carregar volumes de até 10kg, manusear ferramentas e realizar tarefas repetitivas. As próximas unidades provavelmente poderão até mesmo cozinhar.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.