3 maneiras de fortalecer o vínculo com o seu filho
Um bom relacionamento entre pais e filhos é fundamental para a criança, mas construí-lo pode ser muito difícil. Confira como aprimorar esse vínculo!
A construção de um relacionamento é feita aos poucos e de forma constante. Muitos pais têm dificuldade em se relacionar com os filhos e lutam diariamente para fortalecer e melhorar esse vínculo. Por isso, no artigo de hoje, vamos compartilhar algumas maneiras de fortalecer o vínculo com o seu filho e melhorar essa relação.
Leia mais: Filhos que comem demais: como lidar com a fome em excesso de uma criança?
Como construir um vínculo mais forte com o seu filho?
Confira agora algumas dicas que podem te auxiliar nesse processo e fortalecer o vínculo com o seu filho:
1. Faça perguntas que sejam abertas
Perguntas abertas são uma forma estratégia de estimular conversa e também impulsionar o pensamento crítico e criativo da criança. Você pode utilizar perguntas abertas logo depois de uma fechada, envolvendo assim, seu filho em uma conversa e fazendo-o refletir sobre as questões perguntadas.
2. É muito importante que você aprenda a ouvir
É muito importante que você ouça com cuidado e com muita atenção os seus filhos. Saber que seus pensamentos e sentimentos são escutados é muito cativante e faz com que as crianças se sintam bem e confortáveis.
Aprenda a escutá-los desde pequenos, visto que, essa prática vai facilitar seu contato com ele lá na frente, na adolescência, e vai ser uma ferramenta essencial para resolver os problemas de forma tranquila.
3. Valide os sentimentos do seu filho
Muitos pais acabam invalidando os sentimentos dos filhos, usando o argumento de que “são só crianças e não tem com o que se preocupar de verdade”. Essa invalidação afasta e faz com que a criança não se sinta confortável para se abrir com os seus pais.
É muito importante que você se mostre confiável e preocupado com os sentimentos dela, além de aproveitar a deixa para guiá-la da melhor forma possível. Crie um círculo de sentimentos, fazendo perguntas e compartilhando respostas.
Comentários estão fechados.