Como saber se você tem direito ao benefício do Auxílio Gás?
O dia de pagamento varia de acordo com o NIS (Número de Identificação Social) final, onde cada terminação tem uma data exclusiva para recebimento do benefício.
Aproximadamente 5,98 milhões de famílias receberam subsídio de gás de R$ 112 em outubro através do Auxílio Gás. O dia de pagamento varia de acordo com o NIS (Número de Identificação Social) final, onde cada terminação tem uma data exclusiva para recebimento do benefício. Quem também tem direito ao Auxílio Brasil receberá ambos os benefícios no mesmo dia.
Leia mais: Auxílio Brasil e Auxílio Gás em outubro: Benefícios chegam antes na mão das famílias
Quem são as pessoas que têm direito a esse benefício?
As famílias de baixa renda tem direito ao Auxílio Gás, caso estejam inscritas no CadÚnico, com todos os seus dados atualizados e situação aprovada do cadastro. Assim, a renda mensal per capita da família deve ser menor ou igual a meio salário mínimo.
As famílias que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) também estão aptas a receber o Auxílio Gás. Porém, nesta categoria não há necessidade de ter um cadastro ativo no CadÚnico, ou seja, nada implica no ganho do benefício, caso a família não tenha o cadastro.
Para as famílias cadastradas, o benefício é concedido a um responsável familiar, dando preferência às mulheres. Esse tipo de informação já deve estar no CadÚnico. Já no caso das famílias que participam só do BPC, o dinheiro vai ser recebido pelo titular do benefício ou seu responsável legal.
Para verificar se você possui direito ao Auxílio Gás, é preciso acessar o aplicativo Auxílio Brasil (disponível para Android e iOS), o aplicativo Caixa Tem (também disponível para Android ou iOS), ou ligar para os telefones 111 ou 121.
Número de beneficiários por região
O Ministério da Cidadania chama a atenção para o fato de que a região Nordeste é a que mais beneficia os cidadãos com o Auxílio Gás, com 2,83 milhões de famílias contempladas em outubro. No Sudeste são beneficiadas 1,98 milhão de famílias, seguido pelo Norte, com 562 mil, Sul, com 392 mil, e por fim o Centro-Oeste, onde são 199 mil famílias beneficiadas.
No ranking dos estados que mais atendem famílias, a liderança ficou com São Paulo, com 813 mil. Depois, vem o estado da Bahia com 730 mil, seguido por Rio de Janeiro (564 mil), Minas Gerais (525 mil), Pernambuco (463 mil) e Ceará (420 mil).
O cronograma de pagamento do Auxílio Gás foi iniciado no dia 11 de outubro, e os repasses foram concluídos nesta terça-feira, 25. Vale ressaltar que neste mês, os pagamentos foram antecipados. Entretanto, até o momento, as datas para os meses de novembro e dezembro serão mantidas.
O valor do benefício é correspondente ao preço médio de um botijão de gás de 13 kg. Já no próximo ano, o Auxílio será novamente a metade do valor médio do botijão.
Comentários estão fechados.