Flora ameaçada: conheça 5 das plantas mais raras do mundo

Será que você já viu alguma dessas plantas pessoalmente? Saiba quais são as mais raras e o motivo de não mais ser possível encontrá-las com facilidade.

As plantas em questão são agrupadas dentro do Reino Plantae, isso quer dizer que elas compõem um vasto conjunto de organismos eucariontes multicelulares, sem motilidade e predominantemente autotróficos. Apesar de parecer simples, algumas espécies estão sendo consideradas como “plantas raras”, visto que não mais é possível vê-las nos ambientes onde antes encontrá-las era muito comum. Veja alguns exemplos e a razão por trás da mudança.

Leia mais: Essas são as melhores plantas para cultivar em janeiro

Plantas raras no mundo

As plantas que são mais raras são aquelas difíceis de encontrar na natureza, ou seja, que não conseguimos ver com tanta frequência em nosso dia a dia ou até quando as buscamos. Elas costumam ser muito bonitas e parecem encantar os pesquisadores e biólogos quando são finalmente avistadas em algum lugar.

Uma das razões para este status de raridade é justamente a beleza. Em outras palavras, plantas incomuns, com uma característica diferente que encanta ao olhar, são as mais visadas para o comércio. Outro fator é a condição exigida, já que algumas brotam apenas em temperaturas, solos ou climas específicos.

Veja a seguir alguns exemplos:

Petúnia-vermelha

Ela pode ser encontrada no Brasil. Tem como principal característica um vermelho intenso que se assemelha ao hibisco. Dessa forma, a sua raridade pode ser explicada pelo fato de a espécie se reproduzir mais facilmente com outras variações de petúnias do que com a vermelha.

Sapatinhos-de-senhora

Encontrada na Europa e no leste asiático, a sapatinhos-de-senhora lembra o formato de sapato, mas é um tipo de orquídea. Apesar de existir muitos tipos dessa espécie, esta aqui está em extinção por causa da redução contínua do seu habitat.

Vine-jade

Esta lembra uma penca de banana, mas de uma cor azul turquesa intenso. A vine-jade é rara atualmente também por causa da destruição do seu habitat. Hoje ela pode ser encontrada apenas nas Filipinas.

Chocolate-cosmos

A chocolate-cosmos tem uma cor que se assemelha ao doce, no entanto está extinta na natureza há mais de cem anos. Em 1902, por meio do avanço da biotecnologia, um clone foi reproduzido, então a espécie foi novamente introduzida ao cultivo. Atualmente ela pode ser encontrada no México.

Gibraltar Campion

O formato das pétalas da Gibraltar Campion é bastante peculiar. Provavelmente você nunca a viu pessoal, pois todos os seus vestígios tinham desaparecido em 1992. Felizmente uma única unidade foi encontrada na Reserva Natural de Gibraltar cerca de dois anos depois. Ela passou a crescer apenas em solos rochosos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.