Entenda por que o café se tornou a principal bebida da manhã
Anos atrás, muitos não imaginavam que essa bebida teria tanto sucesso como hoje em dia.
Os negócios são edificados em torno dele, há uma seção inteira do supermercado dedicada a ele e algumas pessoas não conseguem iniciar seu dia sem consumi-lo. Aqui no Brasil, ele é presença confirmada em todos os cafés da manhã, e existem diferentes formas de prepará-lo, do coador a máquinas expresso. O café está presente em todo lugar e agora mais acessível do que nunca.
É estranho pensar que esta bebida teve origem a partir de uma pequena semente, colhida de pequenas árvores na Etiópia. Anos atrás, muitos não imaginavam que o café teria tanto sucesso como hoje em dia.
Leia mais: Criança pode beber café? Pediatras alertam sobre o perigo da bebida
Início da história do café
Segundo a Home Grounds, a maneira com que as pessoas descobriram o café foi totalmente diferente e completamente por acaso. Um pastor descobriu que depois de comer “frutas vermelhas”, também conhecidas como grãos de café, as cabras comportavam-se de forma estranha, como se estivessem dançando. Quando ele compartilhou essa informação com um monge, ele percebeu que essas bagas iriam lhe doar bastante energia para conseguir rezar a noite inteira.
Assim que foi descoberta, a cafeína passou a ser utilizada imediatamente. À medida em que os grãos se dissipavam pelo mundo, as pessoas começaram a apreciar cada vez mais a bebida. No entanto, é interessante perceber que ela deve ser consumida de manhã ao invés do início da noite.
O café surge como uma nova opção
Com o crescimento contínuo do consumo de álcool na Europa, não importando se ainda estava de manhã, o café surgiu como uma nova opção de bebida e um substituto mais saudável, segundo o The Kitchn.
Inúmeros países consumiam o álcool matinal de diferentes formas, e o primeiro gole era ingerido de maneiras únicas nestes lugares. Os romanos comiam o pão molhado no vinho, os britânicos misturavam seu chá com rum, os alemães tomavam sopa de cerveja como café da manhã e até as crianças bebiam cidra forte.
A Europa era conhecida como o continente “alcoólico”, e uma mudança teve que ser feita.
Nos anos de 1700, o café não era mais uma bebida que apenas a classe alta tinha condições de consumir. O café se tornou acessível e crescia em popularidade com o público, sendo assim, “convertendo” a Europa. Ele se tornou uma bebida que te deixava ligado, mas sem deixar cansado e inchado como o álcool.
Segundo a National Coffee Association (NCA), o café substituiu a cerveja e o vinho no café da manhã, que originalmente eram muito comuns. As pessoas puderam perceber a mudança de qualidade de vida, como ter energia sem estar de ressaca. Depois de um tempo, o café chegou aos Estados Unidos e também fez bastante sucesso por lá.
Comentários estão fechados.