Saiba como é celebrado o Halloween em alguns lugares do mundo
Por conta das diferentes tradições acerca do dia de Halloween, listamos alguns países para contar como funciona essa data por lá.
Como todos sabem, ou deveriam saber, hoje é Halloween, o famoso dia das bruxas. Essa é a época do ano em que crianças e adolescentes se fantasiam de seus personagens favoritos para recolher doces pela vizinhança, um dia repleto de histórias de terror e travessuras.
Apesar de ser mundialmente famoso, o Halloween é uma data comercial muito forte nos Estados Unidos, onde hoje é feriado em todo o país. No último Halloween, os americanos gastaram cerca de US$ 10,4 bilhões com fantasias, doces e decorações.
Ao redor do mundo, vários países comemoram o Halloween de diferentes maneiras. Por exemplo, em muitos lugares, as pessoas celebram o dia de hoje como uma forma de homenagear entes queridos que já faleceram.
Por conta das diferentes tradições acerca do Halloween, listamos alguns países para contar como funciona essa data por lá. Então, se, por acaso, você estiver em algum destes países, prepare-se para ver algumas tradições interessantes.
Entenda como é celebrado o feriado de Halloween nestes países
Irlanda
As origens do Halloween fazem alusão ao Samhain, um antigo festival de colheita gaélico, comemorado em países celtas como Escócia, Irlanda e País de Gales.
Os irlandeses têm uma forma peculiar de celebrar o Halloween. No país, o dia de hoje é tão comemorado quanto nos Estados Unidos, por exemplo. Fogueiras são acesas no campo, assim como nos templos celtas, e crianças de todo o país se fantasiam e passam a noite atrás de doces pela vizinhança.
Após o fim da caça aos doces, as pessoas costumam ir a festas com seus amigos e vizinhos. Além dos doces, os irlandeses também são muito ligados às comidas tradicionais desta data, como o barmbrack, um típico bolo de frutas.
Há ainda muitos jogos, incluindo o “snap apple“, onde uma maçã em uma corda é amarrada a um peitoril ou árvore e o jogador precisa mordê-la. As travessuras ficam por conta das crianças, que tem o costume de fazer pegadinhas com seus vizinhos. Uma dessas brincadeiras é “knock a dolly”, onde as crianças batem nas portas da vizinhanças, mas desaparecem antes de abri-las.
México
No México, assim como na América Latina e Espanha, nesta data é celebrado o “Día de Los Muertos” (em português, “Dia dos Mortos”).
Este dia é indiscutivelmente um dos mais conhecidos no país. Inclusive, existem muitos filmes que retratam a história desse feriado, que ainda é listado como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
Este feriado é comemorado por dois ou três dias no país. Acredita-se que os entes falecidos retornam às suas casas para uma visita durante o período festivo. Geralmente, o Dia dos Mortos começa na noite do dia 31 de outubro e se estende até 2 de novembro.
É muito comum, no México, as pessoas irem aos cemitérios para montar altares repletos de comidas, fotos e flores para aqueles que já não estão mais aqui. Durante a visita, velas e incensos são acesos para ajudar os entes a encontrarem o caminho de volta para casa. E como não pode faltar, muitas dessas celebrações contam com a presença de uma banda de mariachis e bastante tequila.
Apesar de parecer, esse não é um feriado de tristeza ou luto, mas sim uma celebração da vida, tanto do passado quanto do presente. Enquanto o Halloween é conhecido por afastar maus espíritos, o Dia dos Mortos tem como objetivo principal honrar e lembrar as pessoas que se foram.
China
Na China, o Halloween não é comemorado, porém existe uma celebração parecida com a do Dia dos Mortos por lá também. Muito diferente do Halloween, a comemoração acontece todo sétimo mês do calendário lunar, que é popularmente conhecido como o “Mês Fantasma”. Assim, o Hungry Ghost Festival nasceu com a finalidade de homenagear os espíritos mortos.
Esse festival tem como significado a abertura das portas para a vida após a morte, fazendo com que os fantasmas percorram o planeta Terra. Esta tradição é celebrada há mais de cem anos, onde os chineses acreditam que os espíritos precisam ser acalmados para ficar em paz.
Portanto, oferendas como comida e bebida são reservadas para os fantasmas. Muitos acreditam que ancestrais falecidos voltam para visitar suas famílias nesta época. Além disso, são preparados memoriais e santuários para os espíritos.
Japão
Durante o verão no Japão, é celebrado o Festival Obon. Esta festividade geralmente dura em torno de quatro a cinco dias, por volta de 15 de agosto. É conhecido como um dos eventos familiares mais importantes para os japoneses ao longo do ano.
Este festival tem como objetivo honrar e receber de volta os espíritos de entes queridos falecidos, bem diferente do feriado de Halloween, apesar de serem bastante comparados.
Na época da festividade, o Japão fica em repleta calmaria, onde os trens ficam vazios e os cemitérios florescem. O Obon se inicia com a prática mukaebi, uma espécie de fogo acolhedor.
Enquanto isso, os japoneses acendem uma fogueira na frente de suas casas, a fim de guiar os espíritos a acharem o caminho de volta ao lar. Todas as noites essas fogueiras são acesas, além de lanternas vermelhas que são lançadas nos rios e oceanos.
Comentários estão fechados.