Como falar sobre segurança corporal e consentimento para crianças?
Venha conferir algumas dicas de uma terapeuta sobre como tratar desse assunto tão delicado com crianças.
Muitos pais sentem dificuldades em conversar com os filhos sobre alguns assuntos delicados, como a segurança corporal e o consentimento. Tais ensinamentos são extremamente importantes, visto que são uma ferramenta para garantir uma infância mais segura, feliz e agradável para as crianças.
Por isso, no artigo de hoje, com o intuito de te ajudar nesse processo, vamos compartilhar algumas dicas dadas por uma terapeuta de como ensinar aos seus filhos sobre segurança corporal e consentimento desde cedo.
Leia mais: Saiba se os pais podem vender bens da herança de seus filhos
Dicas de como ensinar as nossas crianças sobre tais assuntos delicados
Ensinar sobre segurança corporal e consentimento é uma ferramenta essencial para garantir uma infância feliz e segura para os seus filhos. Por isso, é de extrema importância que você saiba como guiá-lo nesse processo desde cedo.
Tal processo começa nas primeiras dúvidas em relação aos nomes anatômicos corretos das partes do corpo, sobre beijo, sobre toques etc. A partir daí, você deve desenvolver conceitos de segurança corporal e consentimento.
A psicóloga Jazmine McCoy passou a divulgar recentemente em seu Instagram sobre alguns processos importantes relacionados ao crescimento da criança e a paternidade. Ela compartilhou algumas dicas e truques de segurança corporal e como o consentimento pode ser praticado e trabalhado com crianças.
Em seu último post, Jazmine abordou a importância de ensinar as crianças sobre segurança corporal e consentimento. A psicóloga deu algumas dicas para introduzir tais conceitos desde cedo. Confira agora quais são elas:
1. Nomes anatômicos corretos
As primeiras dúvidas que tendem a surgir entre as crianças sobre corpo e assuntos relacionados a isso são em relação aos nomes anatômicos. Como pai ou mãe, você deve ensinar os nomes anatômicos corretos das partes íntimas aos seus filhos. Isso é de extrema importância, visto que é uma forma de facilitar a comunicação das crianças sobre o toque ou situação desconfortável com os pais.
2. Limites corporais
Tal conceito é muito importante para que as crianças aprendam a dizer quando alguém invade o seu limite.
3. Tipos de toque
É fundamental que você ensine a sua criança sobre os tipos de toques e que ele aprenda a perceber se determinado toque é seguro / inseguro ou bom / ruim.
4. Limites
Novamente, trazendo o conceito de limites. É essencial que as crianças entendam o significado dessa palavra, para que respeitem os limites corporais dos outros e também aprendam a reconhecer os seus próprios limites.
5. Adultos confiáveis
É importantíssimo que você converse com seu filho e crie essa conexão com ele, para que a criança se sinta confortável e confie em você caso algo esteja incomodando-a.
Comentários estão fechados.