De onde vêm os abacates? Esse é o país que mais produz essa fruta
Quase a totalidade dos abacates do mundo inteiro são produzidos no México, entenda o porquê.
Presente no mundo inteiro e muito apreciado ao redor do globo, o abacate é tido como uma fruta exótica em diversos países. Nos EUA, ele é tão popular que foi até mesmo eleito a fruta representativa da geração millenial e antes do Super Bowl (jogo final da principal liga de futebol americano do país), sua importação alcançou níveis recordes. Mas, você já se perguntou de onde vem o abacate? Continue lendo para descobrir mais.
Leia mais: Receita de abacate empanado e frito para se deliciar
México: O maior produtor de abacate do mundo
Quando se fala em produção de abacate, não há país que supere o México. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, o México produziu mais de 2 milhões de toneladas de abacates em 2020, mais do que o dobro da produção do segundo colocado, a Colômbia.
Os abacateiros preferem climas amenos ou quentes, algumas regiões mexicanas são mais ideais para o seu cultivo do que outras. Segundo o Instituto do Abacate, o estado de Michoacán é o único lugar do mundo onde o abacate cresce todos os dias do ano devido ao seu solo vulcânico fértil, à quantidade ótima de chuva e aos diferentes níveis de altitude, que permitem múltiplas estações de floração.
Os abacates são a fruta mais popular no México, e as pessoas de lá podem dizer com orgulho que foram as primeiras a descobrir a fruta para consumo humano. Antes dos abacates serem populares entre as pessoas, eles eram comidos por mamutes e outros animais pré-históricos enquanto percorriam longas distâncias e depois suas sementes dispersas (como relatado pelo Smithsonian Mag).
Benefícios de consumir abacate
Os abacates são frutas populares no Brasil tanto em vitaminas (misturados com leite e açúcar) quanto em saladas, doces e sorvetes. Antigamente, seu consumo já foi considerado um vilão na dieta de muitas pessoas, mas novas pesquisas na área mostram que os abacates são ricos em proteínas, fósforo, ferro, gorduras, fibras, potássio e diversas vitaminas, incluindo vitamina C, vitamina A, vitamina B5, vitamina B3 e vitamina B2. Por isso são grandes aliados na alimentação saudável.
Comentários estão fechados.