Terapia sonora: conheça a psicoterapia feita por meio de vibrações
Sabia que o som pode ser um auxiliador no processo de cura? Basta saber usar as suas diferentes possibilidades na terapia.
O nosso corpo e mente estão conectados, logo trabalhar ambos pode ajudar na solução de muitos problemas. Como, por exemplo, quando você está passando por problemas de ansiedade e estresse. O nosso corpo irá reagir adoecendo para expor que também não está bem. Uma alternativa para te ajudar nesse momento e tentar reconectar esses dois elementos é usar os sons. Nesse artigo, mostraremos caminhos que possibilitam usá-los como ferramenta de cura.
Leia mais: Canto dos pássaros ajuda a amenizar a ansiedade, enquanto som de trânsito aumenta
Saiba como usar essa terapia antiga na melhoria da sua saúde mental
Essa técnica pode ajudar para melhorar a saúde mental, psicológica, emocional e física.
O Dr. Anju Sharma é especialista e explica que essa terapia demanda um processo longo, mas que apresenta resultados. As vibrações entram no nosso corpo pelos nervos presentes no cérebro e, logo em seguida, circulam para todo o corpo. A cada vibração, o corpo poderá responder de forma positiva ou negativa.
Sharma exemplifica que as vibrações produzidas pela música rock, por exemplo, podem causar irritação enquanto as produzidas por um instrumento musical podem ser calmantes. Dessa e de muitas outras formas, a terapia sonora – ainda que de forma gradativa – melhora a saúde como um todo.
Especialista sugere 3 maneiras diferentes de usar o som
1. Os mantras
Além do uso em rituais religiosos e espirituais, eles também podem te auxiliar na cura. Isso porque estão associados às fortes vibrações que conseguem impactar a mente e o corpo. Ao cantá-los, você canaliza a sua energia e acaba ajustando o seu equilíbrio. A escolha do mantra fica a seu critério, então procure um com o qual se identifique.
2. O canto
A prática de cantar te ajuda a canalizar energias positivas. Algumas sugestões de canções são Om, Aum ou Sat Nam. Essas opções são fortes e podem melhorar no mesmo instante o seu humor, fazendo com que você se sinta calmo e positivo. O exercício do canto deve ser realizado em um lugar silencioso no qual você possa expressar todos os seus sentimentos com o coração aberto.
3. Use instrumentos de apoio
Outra alternativa é utilizar instrumentos para ajudar no processo. Podem ser tigelas, gongos ou sinos. Não importa. A emissão dos sons produzidos por ele deve ser extremamente positiva e poderosa. Dedique um tempo para aprendê-los e praticar depois. Uma ótima opção é combinar esses instrumentos com a meditação. Isso irá aumentar os benefícios.
Comentários estão fechados.