Estes 5 idiomas ainda são usados embora tenham MAIS de 6 mil anos
Algumas línguas antigas ainda são usadas nos dias de hoje, embora não pareça. Elas atuam como um mecanismo de comunicação entre pessoas de grupos bem específicos.
Ainda que não pareça, as línguas mais antigas existem há milhares de anos. Segundo alguns pesquisadores, elas datam de 6 mil anos. A língua nada mais é que um conjunto de elementos usados como um mecanismo de comunicação entre as pessoas de uma comunidade.
Estima-se que a linguagem verbal já carrega algo em torno dos 50 mil anos. Quando a língua é usada para identificar uma nação existente, chamamos de idioma.
Leia mais: Google quer criar IA utilizando os 1.000 idiomas mais falados
Em outras palavras, o idioma é a língua de um povo.
Línguas antigas ainda faladas
Nos dias de hoje, estima-se que existam mais de 6.500 idiomas no mundo e, além disso, aqueles mais antigos não têm mais de 6 mil anos. Segue abaixo as cinco línguas mais antigas do mundo.
- Georgiano
Este é o idioma oficial da Geórgia. Além de contarem com um alfabeto próprio, esta é a língua materna de mais de 4 milhões de pessoas que vivem no país e de 500 mil que moram fora dele.
- Lituano
Sua origem vem da língua indo-europeia. Cerca de 4 milhões de pessoas se comunicam por meio do idioma. Oficial da Lituânia, é um dos mais antigo do mundo, pois data de 3,5 mil anos a.C.
- Macedônio
Há a língua macedônia moderna que é falada pelos povos eslavos do sul e que surgiu entre os séculos VI e VII. Já a macedônia antiga surgiu no século V a.C. e era falada no estado helénico da Macedônia.
- Gáelico irlandês
É o idioma oficial, com o inglês, na Irlanda. É também um dos oficiais da União Europeia, entretanto somente cerca de 2% da população se comunicam por meio dele.
- Finlandês
O finlandês é um idioma pertencente à família das línguas urálicas, um grupo diferente das demais línguas europeias que pertencem à indo-europeia. Na mesma família do finlandês, há o estoniano, húngaro, carélio e o lapônio.
Comentários estão fechados.