Redação do Enem 2022 conta com tema extremamente contemporâneo; saiba qual
A primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorreu no último domingo (13) e contou com um tema de redação que, para muitos, será sempre um tema contemporâneo.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma porta de entrada para que os jovens vestibulandos tenham a oportunidade de ingressar nas universidades que desejam. Com isso, o exame é aplicado em duas fases e ocorre todos os anos.
No último domingo (13) foi realizada a primeira fase, onde os candidatos, além de realizar a prova objetiva, precisaram desenvolver uma redação cujo tema foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”, que é considerado por muitos um assunto eternamente contemporâneo. Confira agora tudo sobre o tema da redação do Enem 2022.
Leia mais: Já conhece o Glau? Site de correção de redações é sucesso para o Enem
Um tema bem contemporâneo
Como todos os anos, o Exame Nacional do Ensino Médio traz consigo temas socialmente fortes e extremamente contemporâneos. Tendo em vista essa questão, o tema da redação da edição de 2022 não seria diferente, tratando de povos e comunidades tradicionais no Brasil.
O tema escolhido para esse ano é, além de interessante, uma problemática muito atual e importante para todo o contexto do país, além de permitir uma profunda reflexão sobre questões culturais e sociais. Pensando na realidade de tais povos e comunidades, que são minorias, é de suma importância que tanto os jovens quanto os mais velhos saibam dar o devido valor a essa parcela da população que praticamente sustentou a história do Brasil.
Se levarmos em conta que os povos e comunidades tradicionais no Brasil são os indígenas, quilombolas, ribeirinhos, caiçaras e muitos outros, é possível dizer que os problemas que essa parcela da população enfrenta não são de agora, mas sim de toda uma história que se estende até os dias atuais. Por isso o impacto gerado pelo tema de redação foi tão grande, pelo fato de não ser um tema antigo ou atual, mas sim contemporâneo, que ocorre desde os primórdios da história do país.
Comentários estão fechados.