Alertas de desastres naturais: brasileiros já podem receber avisos por WhatsApp

O serviço é gratuito e pode ser adquirido através do cadastro na plataforma da Defesa Civil.

Alertas de desastres naturais já podem ser recebidos pelo aplicativo de mensagens mais famoso do mundo, o WhatsApp, desde o último sábado, 12. A medida tem o objetivo de prevenir acidentes graves, porém, para ter acesso ao serviço, é necessário se cadastrar na plataforma. Acompanhe este artigo e entenda essa novidade.

Leia mais: Defesa Civil Nacional estabelece alertas de desastres naturais através do Google

Alertas de desastres naturais por WhatsApp

Atualmente, os avisos de desastres naturais já são emitidos via mensagem de texto (SMS) pela Defesa Civil de cada estado e município para os nossos celulares. Entretanto, com a grande popularidade do WhatsApp, é possível alcançar um número cada vez maior de pessoas.

O objetivo dos alertas de desastres naturais é fazer com que a população desenvolva maior consciência acerca do risco destes acidentes. Assim, com essa maior compreensão, as crises graves também são prevenidas.

Deste modo, os avisos são emitidos pelas equipes de Defesa Civil através da plataforma Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP). A gestão desse sistema é feita pela Defesa Civil Nacional.

Os alertas de desastres naturais são enviados graças à parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Regional, WhatsApp e a Robbu (empresa de automação de comunicações). Portanto, mensagens acerca da travessia de ruas, avenidas, pontes, alagamentos, deslizamentos de terra e outros são fornecidas pelo órgão.

O Brasil é o primeiro país a ter o serviço de alertas de desastres naturais através do WhatsApp. Se você deseja receber os avisos, é necessário se cadastrar na plataforma.

Como receber alertas de desastres naturais por WhatsApp?

O cadastro na plataforma deve ser feito através do telefone (61) 2034-4611 ou pelo WhatsApp da Defesa Civil neste link. Então, mande uma mensagem para o robô de atendimento e siga o passo a passo.

Primeiramente, informe a sua localização ou escolha outra área que costuma frequentar. Em seguida, confirme o seu desejo em receber os avisos e aceite os termos de uso e política de privacidade.

Além disso, você pode cadastrar e editar várias regiões, sendo possível acompanhar os locais que você mais frequenta. Por fim, quem já recebe os SMS da Defesa Civil atualmente também receberá o convite para realizar o cadastro por WhatsApp.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.