Idoso de 91 anos se emociona ao receber diploma de alfabetizado
A idade avançada não impediu Geraldo de realizar um sonho antigo: ser alfabetizado.
Geraldo Nascimento Ribeiro, 91 anos, teve uma das noites mais emocionantes de sua vida. O estudante recebeu o diploma de alfabetizado após uma longa trajetória na cidade de Campos dos Goytacazes.
“Foi muito emocionante, ser homenageado é sempre bom. Há muitos anos eu não tinha contato com o estudo”, destacou ao G1.
O idoso fez parte do programa Brasil Alfabetizado (PBA), que atende jovens a partir dos 15 anos. Em Campos, a maioria dos estudantes possui mais de 65 e são moradores da zona rural, boa parte com uma história de vida dedicada ao corte de cana e as lavouras.
O caso de Geraldo não é diferente. Ele trabalhou durante toda sua vida em oficinas e na lavoura, o que o impediu de conseguir estudar. Após se estabelecer em um asilo, o idoso decidiu que deveria investir nos estudo e se inscreveu no PBA.
O diploma de alfabetizado, na maioria dos casos, é o primeiro para muitas famílias. “O PBA alfabetiza jovens e adultos que não tiveram chance de aprender a ler na infância e que, mesmo hoje, têm dificuldades de dar início à sua vida escolar frequentando uma unidade de ensino regular”, destaca a subsecretária de Projetos e Convênios da Secretaria, Joana Campinho.
Esse é um exemplo para muitos jovens que têm preguiça de ir pra escola.