Saiba quais são as consequências de ter o nome sujo
Confira as consequências de ter o nome negativado junto aos órgãos de proteção ao crédito que podem ir além da parte financeira.
Nos dias atuais, aproximadamente 70 milhões de brasileiros possuem o nome inscrito junto aos órgãos de proteção ao crédito. Conforme analisado pelo Serasa, foi registrada a nona alta consecutiva em relação à quantidade de inadimplentes no país, utilizando dados informados no mês de setembro.
Leia mais: Dívidas ocupam uma porcentagem de 30% na renda das famílias
A faixa etária principal entre os negativados é de 31 a 40 anos. Assim sendo, saiba os efeitos gerados para quem se encontra nessa situação.
Consequências de ter o nome negativado
O aspecto financeiro é o principal quando temos o nome negativado, já que pessoas nessa situação têm mais dificuldades em conseguir financiamentos ou serviços de crédito, como empréstimos e derivados. Isso se dá porque a maioria das instituições que oferecem esses serviços realizam uma pesquisa prévia de crédito em relação ao solicitante, e assim, acabam por negar o pedido de quem está negativado.
Outro ponto relevante é sobre os cartões de crédito. Caso o negativado já possua um cartão, poderá verificar que conseguir o aumento do limite é bastante difícil. Já os que não possuem vão ter maiores dificuldades para obter um. Isso acontece porque os negativados têm o nome inscrito junto a algum programa de proteção ao crédito, como o SPC ou Serasa.
Assim, os inadimplentes possuem uma pontuação baixa, motivo pelo qual os especialistas recomendam a quitação das dívidas o mais rápido possível, se livrando assim dessas consequências bastante desagradáveis.
As consequências vão além do aspecto financeiro
Apesar das consequências financeiras serem muito prejudiciais por si só, esse não é o único resultado da inadimplência. As pessoas negativadas podem ter também um impacto em sua saúde mental, visto que esse cenário pode aumentar a ansiedade e as preocupações. Sem contar aquelas que sequer imaginam possuir alguma dívida ativa, e acabam descobrindo quando já é tarde demais.
Por isso, é recomendado fazer uma consulta ao seu CPF junto ao Serasa, o que pode ser feito de maneira gratuita, acessando esse site.
Como quitar as dívidas?
A principal dica para conseguir se livrar das dívidas é utilizar o esquema A B C D. O método consiste em separar os gastos nessas quatro letras, sendo que A são aqueles indispensáveis, B são as contas rotineiras que precisam ser pagas, C são gastos que podem ser evitados e D são aqueles gastos desnecessários.
Assim, o negativado pode verificar onde é possível economizar para se organizar financeiramente, pagar as dívidas existentes e ter o nome removido dos órgãos de proteção ao crédito.
Comentários estão fechados.