Como evitar a falta de vitamina D no organismo
Veja as consequências da falta dessa vitamina tão importante, bem como métodos para evitar os riscos.
Alguns pesquisadores da University College London, no Reino Unido, e da Universidade Federal de São Carlos, a UFSCar, realizaram uma pesquisa recente que demonstra que, além de atuar na manutenção do funcionamento do sistema imune e do cérebro e absorver fósforo e cálcio no organismo, a vitamina D reduz o perigo de fraqueza muscular em 78%.
Tal fraqueza é chamada na medicina de dinapenia e é vista como um fator muito relevante para as quedas na velhice, podendo levar à institucionalização precoce, à hospitalização e até mesmo ao óbito de maneira prematura.
O estudo foi realizado com 3.205 britânicos acima dos 50 anos de idade, que foram acompanhados por quatro anos no projeto English Longitudinal Study of Aging (Elsa). Ele foi publicado no Calcified Tissue International and Musculoskeletal Research e possui apoio da Fapesp.
O professor do Departamento de Gerontologia da UFSCar, que foi orientador da pesquisa, Tiago da Silva Alexandre informou que os tecidos musculares e ósseos são interconectados, além de física e mecanicamente, também de maneira bioquímica. Ele disse ao Estadão que, “por esse motivo, distúrbios endócrinos, como são os casos de deficiência e insuficiência de vitamina D, favorecem a perda de densidade mineral óssea, bem como a diminuição de massa, força e função muscular”.
A pesquisa escolheu pessoas acima dos 50 anos com força neuromuscular igual ou maior a 26 quilos para homens e igual ou maior a 16 quilos para mulheres. E, no decorrer dos quatro anos, aqueles que possuíam deficiência de vitamina D já no começo da pesquisa apresentaram 70% mais de chance de desenvolver fraqueza muscular em comparação aos que possuíam a vitamina em níveis normais.
A importância da vitamina D
Além da já mencionada importância na absorção de fósforo e cálcio, a vitamina D também é tradicionalmente reconhecida pela medicina como uma das substâncias fundamentais no fortalecimento ósseo e na prevenção de doenças como osteoporose e o raquitismo na infância.
Entretanto, a importância dessa vitamina vai bem além, sendo que vários estudos recentes apontam uma relação entre a ausência de vitamina D e a ocorrência de algumas doenças crônicas, como diabetes, doenças cardiovasculares, esclerose múltipla, depressão e alguns tipos de câncer, podendo ter influência até em doenças infecciosas, como viroses e tuberculose.
Como prevenir a falta de vitamina D
Por fim, de acordo com o professor Alexandre, para nosso corpo sintetizar a vitamina D, é preciso tomar banhos de sol com o corpo exposto. Ele reitera dizendo que “é preciso explicar para as pessoas que a insuficiência e a deficiência de vitamina D aumentam o risco de desenvolver perda de força muscular. Portanto, é necessário dizer que essas pessoas precisam se expor mais ao sol, seguir uma dieta com alimentos ricos em vitamina D ou fazer suplementação e praticar exercício resistido para manter a força”.
Comentários estão fechados.