Veja 5 mudanças em tendências profissionais para o futuro
O mercado de trabalho muda conforme a sociedade se atualiza, de modo a tentar acompanhar e se adaptar às tendências globais do setor.
O mundo em que vivemos está em constante mudança, seja com novas tecnologias ou com novos tipos de interações sociais e profissionais. Com o mercado de trabalho não é diferente, pois novas tendências vêm sendo implementadas constantemente, buscando melhorar as condições de trabalho e até mesmo a produtividade dentro de um escritório ou empresa.
Na matéria abaixo listamos 5 tendências modernas que provavelmente vão afetar sua vida profissional. Confira:
1. Maior necessidade de pessoal
Grandes empresas podem ter feito demissões em massa nos últimos tempos, principalmente no setor de tecnologia. Entretanto, a tendência é que vai faltar mão de obra para o crescimento das empresas, principalmente no tocante a setores que necessitam de habilidades técnicas ou específicas. Assim, de acordo com um estudo realizado em 2022 pela consultoria Deloitte, a formação de mão de obra qualificada será um grande desafio para as empresas que buscam crescimento.
2. Carreiras mais criativas do que lineares
Tendo em vista a digitalização da modernidade, a própria apresentação do currículo sofreu alterações. Agora, empresas tendem a dar mais valor para propósitos, sucessos, fracassos e experiências demonstradas no currículo de seus candidatos. Conforme informou o professor da FGV e consultor Fabrício Stocker à Forbes, “a gente está muito mais interessado em pessoas criativas, inovadoras e resolutivas do que naquela linearidade com que a gente já estava acostumado”.
3. Semana de trabalho mais curta
Recentemente, a semana de trabalho com quatro dias foi testada e implementada em diversos países e empresas, como Bélgica, Inglaterra, Islândia e Suécia. O que restou demonstrado nesses testes é que a redução das horas efetivamente trabalhadas trouxe benefícios para a saúde mental e física dos trabalhadores. Ainda, a redução não trouxe nenhum prejuízo em relação à produtividade dos profissionais, podendo ser uma tendência a ser adotada por mais empresas e países no futuro.
4. Mais flexibilidade = mais felicidade
Com o acontecimento da pandemia de Covid-19, a maior parte das empresas teve que recorrer, no mínimo, ao sistema híbrido de trabalho – em que os funcionários trabalham tanto em casa quanto em um escritório ou local fixado pela empresa –, e, apesar de muitos temerem pela produtividade dos empregados, esse temor não se justificou, visto que trabalhadores em casa são mais felizes e produtivos do que aqueles forçados a estar no escritório todo o tempo.
5. Benefícios atraem mais talentos
Os funcionários cada vez mais valorizam os benefícios oferecidos pelos empregadores, sejam eles cuidados com a saúde, mental ou física, ou até mesmo a flexibilização do trabalho, tanto em relação às horas trabalhadas quanto em relação ao local em que podem trabalhar.
Comentários estão fechados.