Como conseguir os chips com 20GB de internet com o CadÚnico?
O programa Internet Brasil vai disponibilizar 700 mil chips com 20GB de internet móvel. Veja como conseguir o seu.
Os brasileiros inscritos no Cadastro Único estão recebendo chips com um pacote de 20GB de internet móvel no Brasil inteiro. O programa, chamado de Internet Brasil, é o responsável pelas entregas. O projeto foi sancionado pelo atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), e será implantado de maneira gradual no país todo.
Leia mais: Starlink anuncia novo plano de internet voltado para viagens no Brasil
De início, 700 mil chips telefônicos com pacote de dados de 20GB serão entregues pelo Brasil, conforme autorizado pelo Governo Federal. Já na semana passada houve a entrega de mais de 6 mil desses chips, divididos entre 15 escolas da rede pública de ensino.
Como conseguir os chips?
Almejando garantir acesso gratuito à internet móvel para os alunos de famílias inscritas no Cadastro Único, apenas estudantes de famílias cadastradas no programa têm direito aos chips, bem como aos aparelhos móveis. Se enquadrado nos requisitos, é necessário conferir junto à escola do estudante se ela já faz parte do programa.
No caso de a escola ainda não ter sido contemplada, pergunte se existe previsão de cadastramento no Internet Brasil. De acordo com o Ministério da Cidadania, é de responsabilidade das escolas que participam do programa registrar a distribuição, bem como guardar os chips que não forem entregues.
Como funcionam os chips?
Os chips já vêm com 20 gigabytes de dados móveis, que são renovados mensalmente. São chips neutros, parecidos com os demais, mas contam com a tecnologia e-SIM Card, que possibilita que sejam ativados ou desativados diretamente de uma central de comando, e, em caso de necessidade, a mudança de operadora pode ser feita de maneira remota.
Ainda é esclarecido que o programa está adequado com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assim, os chips não são acompanhados de maneira individual. Dessa maneira, a privacidade dos usuários em relação à utilização do chip fica resguardada.
Como se inscrever no Cadastro Único?
A inscrição pode ser feita de maneira presencial, junto aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios. Também é possível realizar o pré-cadastro online, através do portal. Depois disso, é preciso comparecer pessoalmente em um posto de atendimento, dentro de 120 dias, apresentando os documentos necessários e demais informações relevantes.
Os documentos necessários para se inscrever no Cadastro Único são:
- Carteira de identidade;
- Carteira de trabalho;
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Comprovante residencial (conta de luz ou água), com menos de três meses da data de emissão;
- CPF;
- Declaração escolar (com menos de três meses da data de emissão) das crianças do núcleo familiar entre 6 e 17 anos;
- Título de eleitor;
- Último contracheque, no caso de ter a carteira assinada.
Comentários estão fechados.