Se a sua profissão é uma destas, saiba que há isenção do pagamento do IPVA para 2023
O IPVA é cobrado logo no início de todo ano e está entre os impostos mais importantes do país. Saiba se você está isento da cobrança.
A chegada de um novo ano anuncia muitas coisas para o brasileiro. Além de novas perspectivas e sonhos, o ano começa com o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para os proprietários de motocicletas, carros, caminhões e ônibus.
Leia mais: Prepare o bolso: IPVA e seguros vão ficar mais caros
O valor a ser pago pode variar entre 1% e 6% por estado. Além desse imposto, há muito com o que se preocupar. Por isso, fique atento ao que é reservado por direito para não se perder nas contas!
A vantagem, para alguns, está na profissão. Determinados profissionais ficam totalmente isentos de pagar o IPVA. Por isso, se você se encaixa em uma dessas categorias, saiba que não será preciso pagar o imposto. De forma geral, o que garante a isenção é a profissão, doença ou algum tipo de lesão.
Se o imposto não for pago, o dono do veículo poderá receber multas ou qualquer outra consequência relacionada à Carteira de Habilitação (CNH). Caso o pagamento do IPVA não esteja em dia, o proprietário ainda poderá ser incluído como inadimplente do Serasa ou SPC, negativando seu nome para instituições financeiras.
Profissões que garantem isenção no IPVA
São beneficiados pela isenção os profissionais que utilizam o veículo para trabalhar, tais como taxistas e motoristas. Se você exerce alguma dessas atividades, esteja atento aos seus direitos. Confira:
- Donos de máquinas agrícolas;
- Donos de maquinário de construção civil;
- Taxistas;
- Mototaxistas;
- Transporte de pessoas com direito diplomático;
- Donos de ônibus e vans de transporte escolar.
Outros motivos que concedem a isenção do pagamento do IPVA são:
- Ano de fabricação do veículo;
- Invalidez ou doença de pessoas que sofreram com AVC, câncer, autismo, amputação e linfoma.
Em alguns casos, o critério para a isenção é o ano de fabricação do veículo. Contudo, o tempo pode variar de acordo com o estado. Veja qual é o prazo em que cada estado deixa de cobrar o IPVA:
- 30 anos ou mais – Santa Catarina;
- 23 anos ou mais – Alagoas;
- 20 anos ou mais – São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Acre e Rio Grande do Sul;
- 18 anos ou mais – Mato Grosso;
- 15 anos ou mais – Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí e Rio de Janeiro;
- 10 anos ou mais – Goiás, Rio Grande do Norte e Roraima.
Comentários estão fechados.