As 10 principais mudanças no mercado de trabalho para o ano de 2023

Devido à volatilidade do mercado de trabalho, suas características estão em constante mudança.

Considerando que a tecnologia está em frequente avanço, que profissionais seguem se qualificando cada vez mais e empresas se tornam mais exigentes na medida em que os anos passam, nota-se que esses fatores estão influenciando diretamente no funcionamento do mercado de trabalho. Como isso, ano após ano, novas ideias e novas maneiras de manejá-lo vão surgindo, visando cada vez mais a uma alta produtividade. Por isso, listamos as novas tendências do mercado de trabalho para você não ficar para trás. Então, confira como ele se comportará a partir de 2023.

O novo mercado de trabalho

Devido à pandemia de Covid-19, o mercado de trabalho passou por um momento não muito agradável, em que muitos profissionais foram demitidos e, por consequência, algumas empresas entraram em colapso. Entretanto, o ano de 2022 reacendeu a esperança de dias melhores, de forma a trazer novos modos de gerir o mercado de trabalho. Confira agora suas novas tendências para o ano que se aproxima:

Local de trabalho físico-digital

Aderir ao trabalho remoto foi a solução que as empresas acharam para lidar com a pandemia. Consequentemente, os resultados da produtividade foram positivos, o que fez com que uma nova perspectiva acerca do local de trabalho fosse adotada. Isto é, a partir de 2023, muitas empresas vão funcionar mais na modalidade do trabalho remoto.

Relações contratuais

As empresas passaram pelo processo de adaptação aos comportamentos de seus profissionais. Ou seja, valores morais passaram a ser discutidos entre empresa e funcionários a fim de estabelecer uma relação saudável. Inclusive, as pautas que prometem ser mais presentes nesse aspecto são: inclusão, diversidade e equidade.

Flexibilidade

Oferecer carga horária de acordo com a disponibilidade dos funcionários passará a ser mais comum nas empresas, com o objetivo de melhorar a produtividade. Uma vez que o profissional se sentirá mais confortável em realizar suas atividades no próprio ritmo. Consequentemente, todos saem ganhando, tanto a empresa quanto os seus funcionários.

Dinâmica colaborativa

Devido à diversidade dos locais de trabalho, o encontro de gerações diferentes dentro de um mesmo setor passará a ser mais comum. Com isso, faz-se necessária a criação de uma dinâmica colaborativa de vínculo para integrar os funcionários de uma determinada empresa da melhor maneira possível.

Carga de trabalho semanal

Nos últimos tempos, algumas empresas passaram a adotar quatro dias de trabalho ao longo da semana. O resultado disso foi a diminuição de esgotamento dos funcionários, o que fez com que a produtividade tivesse um aumento significativo. Consequentemente, podemos esperar que mais e mais empresas abandonem a prática dos cinco dias semanais e optem pela nova orientação da carga horária semanal.

Vigilância laboral

Uma vez que os profissionais têm a possibilidade de trabalhar remotamente, as empresas não têm como monitorá-los pessoalmente. Todavia, elas são capazes de vigiar o andamento das atividades por meio de aplicativos de monitoramento que mapeiam presença, registram atividades e muito mais. Então, a vigilância tenderá a aumentar de forma rápida a partir de 2023.

Saúde mental

Inquestionavelmente, a saúde mental de muitos profissionais foi afetada por conta da Covid-19. Consequentemente, as empresas se viram na obrigação de cuidar do bem-estar mental de seus profissionais para que eles não ficassem desmotivados, sob pressão e afins. Com disso, notou-se que, ao obter profissionais mentalmente saudáveis, a produtividade alcança bons resultados. Portanto, a priorização da saúde mental será uma importante característica no novo mercado de trabalho.

Vantagens e incentivos para funcionários

Com as especializações sendo cada vez mais valorizadas, os profissionais são bastante disputados, fazendo com que eles tenham a vantagem de escolher boas remunerações, benefícios melhores e outras vantagens que ficam a seu critério.

Imediatamente, as empresas farão o que puderem para atender a esses pedidos e ofereceram incentivos para motivá-los. Logo, oferecer prêmios, certificações, promoções e atividades recreativas estarão constantemente presentes no mercado de trabalho a partir de 2023.

Gestão de organização e mudança

Haja vista as mudanças promovidas pela pandemia, o mercado de trabalho passou por muitas adversidades que o prejudicaram. Por outro lado, as empresas encontraram formas aprimoradas de gestão e estarão mais preparadas nos próximos anos.

Trabalho “clandestino”

Também conhecido como “moonlighting”, a modalidade se refere a quando um profissional atua simultaneamente em dois ou mais empregos. Em vista da possibilidade de trabalho remoto, essa prática será mais comum do que se imagina nos próximos anos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.