Bilhões de anos: saiba onde encontrar a água mais antiga do mundo
A substância foi encontrada em abundância na Terra desde o seu surgimento, mas você sabia que ainda é possível ter acesso à água mais antiga de todas?
Você gosta de curiosidades? Em 2016, pesquisadores descobriram que a água mais antiga do mundo está localizada em uma mina em território canadense. Essa água tem cerca de 2 bilhões de anos. Parece loucura, não é mesmo? Hoje, nós listamos tudo que já foi encontrado sobre a água mais antiga do planeta. Confira os detalhes.
Curiosidades sobre a água mais antiga do mundo
No ano de 2016, a água mais “velha” já registrada foi localizada por pesquisadores durante uma exploração em uma mina canadense. Por ser um líquido de fácil acesso para a grande maioria das pessoas, talvez você nunca tenha pensado que é possível haver uma água que é mais velha que todas as outras, pois foi “criada” primeiro, mas há.
Confira abaixo todos os detalhes interessantes sobre essa água e entenda.
1. Localização da água
A água encontrada na pesquisa realizada está situada a três quilômetros abaixo da superfície. Ao ser localizada, alguns pesquisadores chegaram à conclusão de que a mesma tinha 2 bilhões de anos e, portanto, era mais antiga do que a que foi encontrada a 2,5 quilômetros em 2013 e na mesma mina.
2. A água e a existência da vida
A água mais antiga encontrada no Canadá em 2016 mostra o quanto é possível haver vida ali, pois foram encontradas registros da vida de microrganismos.
Isso denota como é necessário fazer novas interpretações sobre a descoberta da vida na Terra, bem como nos outros planetas presentes na órbita na qual estamos situados. É importante evidenciar como a água aqui é antiga e como a partir dela podem se desenvolver variadas formas de vida.
É por estas e outras razões que os estudos sobre essa água em específico têm sido tão pertinentes.
3. Bolsões na água
Além de resquícios de microrganismos, encontram também bolsões que, segundo os pesquisadores, podem conter uma grande variedade de vida. A descoberta de um local como este chama a atenção dos ciências, inclusive, para que possam ter acesso a mais informações sobre o passado e sobre tudo o que pode ter existido, mas hoje não mais.
Comentários estão fechados.