Essas são as principais características que os superdotados possuem

Para você que admira os superdotados, veja abaixo que nem tudo são flores para essas pessoas que carregam uma autocobrança excessiva.

É comum vermos no nosso ciclo social uma pessoa superdotada. Apesar de possuírem características muito positivas para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, essas pessoas tendem a carregar sentimentos de vazio e desequilíbrio em sua vida. Os “overachievers” são as pessoas que fazem grandes coisas, mas ainda precisam realizar mais, isso acaba acarretando numa sobrecarga mental e emocional. Saiba as características de um superdotado.

Listamos abaixo características de pessoas superdotadas

Confira agora alguns sinais que caracterizam os overachievers:

     1. Você se preocupa apenas com o resultado

Para os superdotados os bons resultados são o que importa. Acreditam que a sociedade irá julgá-los de acordo com isso. O fracasso é o que mede o seu valor social.

     2. Você é perfeccionista

O esforço constante para os superdotados em serem perfeitos em tudo o que fazem, reforça a crença de que a incapacidade de ser perfeito é sinônimo de fracasso.

     3. Você é motivado pelo medo

Por sentirem constantemente medo de decepcionar os outros, de falhar ou de serem criticados, os superdotados dão tudo de si o tempo todo e isso acaba acarretando problemas de ansiedade, estresse e depressão.

     4. Você não consegue relaxar, pois está sempre trabalhando

Com o intuito de apresentar sempre bons resultados e trabalhos altamente perfeitos, os dias de folgas se tornam cada vez mais nulos e as férias se tornam inexistentes em suas vidas.

     5. Você tende a se frustrar facilmente e a perder a paciência

Os superdotados acabam vivendo em um nível alto de estresse constante, pois à necessidade de serem perfeitos os coloca em um patamar de cobrança excessivo. Por isso, as explosões emocionais se tornam cada vez mais presentes.

     6. Você não consegue desfrutar do seu sucesso

Devido à necessidade de alcançar cada vez mais patamares superiores, é muito difícil para os superdotados desfrutarem das próprias conquistas, pois estão, sempre, pensando nas metas seguintes.

     7. Você costuma trabalhar longas horas

O descanso é um fator incomum. Os superdotados são extremamente perfeccionistas e trabalham longos períodos para entregar resultados perfeitos. São os primeiros a chegarem ao trabalho e os últimos a saírem.

     8. Você está sempre correndo contra o tempo

É muito presente a falta de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Constantemente os superdotados estão correndo de uma tarefa para outra e não conseguem dar uma pausa significativa.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.