São Paulo registrou início de ano mais frio dos últimos tempos; o primeiro desde 1965
São Paulo registrou o início de ano mais frio há mais de 50 anos. Mesmo no verão, a média do estado apresentou a máxima de 23,9°C.
O início do ano de 2023 registrou baixas temperaturas para a cidade de São Paulo (SP), exibindo o início de ano mais frio desde 1965. O verão não impediu que a cidade pudesse ter a média mais baixa apresentada nos últimos anos, e os paulistas tiveram que tirar seus agasalhos do armário.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nos primeiros dez dias a capital apresentou a média máxima de 23,9°C. Em 1965, a média máxima chegou a 23,8°C.
Além da baixa temperatura, os primeiros dez dias do ano em SP exibiram fortes chuvas. Ao todo, o Inmet estipula que o índice pluviométrico tenha sido de 79,8 milímetros (mm), estando dentro da média registrada no estado que é de 81 milímetros.
A estimativa para o fim de semana são temperaturas mais elevadas quando comparado ao início do mês. No entanto, o tempo ainda ficará instável e não vai apresentar firmeza, podendo chover a qualquer momento e registrar fortes trovoadas.
Início de ano mais frio em São Paulo não acontecia desde 1965
O Inmet informou que as baixas temperaturas estão sendo provocadas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), acarretando ventos carregados de umidade que saem do Atlântico e que são levados para a Bacia Amazônica. Por meio de nota, o instituto informou:
“Este sistema foi potencializado por águas costeiras mais frias que o normal para a época do ano e por áreas de baixa pressão, assim ajudando a promover dias seguidos de tempo nublado e encoberto, volumes expressivos de chuva e temperaturas abaixo da média.”
As baixas temperaturas vão ocorrer na capital e na maior parte do estado. Os primeiros dez dias no estado apresentaram a média máxima de 27,9°C em janeiro, observada, em 2023, como média mínima.
Além disso, a média mínima, durante o mesmo período, foi estipulada em 17,6°C, o que também se apresentou abaixo dessa média, que antes era 18,8°C.
Comentários estão fechados.