Vai viajar e ficar muito tempo no avião? Entenda o que acontece com o corpo por ficar sentado muito tempo
Você sabia que viagens longas de avião ou carro podem influenciar no desenvolvimento de trombose e outros problemas de saúde?
O mês das férias chegou, e muitas pessoas estão preparadas para enfrentar longos voos para curtir os dias de descanso. Segundo dados da Infraero, os aeroportos têm movimentação maior nos meses de dezembro e janeiro, sendo 45% a mais de viagens comparadas aos outros meses do ano.
Caso você esteja entre as pessoas que vão viajar, saiba que existem cuidados que merecem ser tomados ao enfrentar uma viagem longa de avião. Geralmente, são os voos com mais de oito horas que podem causar sérios problemas, podendo levar até mesmo à desidratação do corpo e ao desenvolvimento de trombose.
Por conta disso, Adele Vasconcelos, médica no Hospital Santa Marta de Brasília, revelou o que um voo longo pode causar no corpo e indicou as melhores formas para enfrentar a viagem.
Dicas para enfrentar uma longa viagem
1. Diminua os riscos de trombose
O fato de ficar de 8 a 12 horas sem realizar movimentos faz com que aumentem as possibilidades de desenvolver trombose, formando coágulos sanguíneos nas pernas. Para evitar, faça pequenas caminhadas dentro do próprio avião sempre que possível, respeitando o espaço de todos.
O indicado pela médica é que seja feita uma caminhada pelo menos a cada hora, principalmente para as pessoas que são cardiopatas.
“Antes de viajar, esse paciente deve procurar seu cardiologista para orientar as medidas necessárias de voo para evitar trombose”, indicou a médica Adele Vasconcelos.
2. Desidratação
Se a viagem for longa, o ideal é manter o corpo hidratado durante todo o trajeto. A umidade ideal não existe dentro do transporte, o que pode influenciar ainda mais na desidratação.
A médica recomenda que os passageiros possam ingerir mais líquidos do que a quantidade com que estão acostumados e é indispensável se hidratar enquanto está no voo.
3. Dores no ouvido, falta de ar, problemas com o sono e problemas intestinais
A médica informou que a pressão na viagem é diferente e o corpo reage conforme o ambiente. Por isso, o corpo está sob estas fortes influências:
- No intestino, a pessoa pode soltar mais gases do que o normal;
- A dor na cabeça pode causar grande concentração de ar na face;
- As dores no ouvido são causadas pela pressão do ar diferente entre os dois tímpanos;
- Pode causar confusão no sono, o efeito “jet-lag”, por conta do horário biológico do próprio corpo, causando excesso de sono e fadiga.
Comentários estão fechados.