Recorde: Carros elétricos superam vendas de carros a combustão pela primeira vez
Em 2022, os carros elétricos assumiram um novo posto no Brasil, sendo mais vendidos que os carros a combustão. Confira!
Os dados das vendas de carros realizadas em 2022 foram divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O levantamento revelou uma nova posição que os carros elétricos assumiram ao serem mais vendidos que os carros a combustão, sendo a primeira vez que isso acontece no Brasil.
De acordo com a divulgação, os carros que não poluem o meio ambiente com 100% de energia limpa, contabilizando carros híbridos ou elétricos, venderam mais que os carros movidos a gasolina. Na soma geral do ano de 2022, os carros híbridos e elétricos foram vendidos em maior quantidade comparado aos carros a combustão mais populares.
Segundo a pesquisa, a diferença não foi tão grande, mas é totalmente válida. Os híbridos e elétricos alcançaram 49.245 vendas no ano passado. Já os carros a combustão, somente de gasolina, atingiram 48,8 mil em vendas de janeiro até dezembro.
Os carros a combustão ainda estão nas ruas em maior quantidade, mas é significativo para a Anfeva esse aumento nas vendas para os investimentos que têm sido realizados no mercado. Espera-se que os carros elétricos estejam cada vez mais em alta e que atinjam o crescimento de 22% até o ano de 2030.
A progressão das vendas é importante tanto para o meio ambiente quanto para os investimentos que têm sido feitos. No Brasil, o trabalho é significativamente progressivo, visto que os carros elétricos ainda não atingiram um valor acessível.
Carros elétricos têm sido mais vendidos no Brasil
A porcentagem referente ao ano de 2022 indica 2,5% do que existe no mercado local, representando 40,8% de aumento comparado ao mesmo período do ano de 2021. Em 2021, os carros de energia limpa atingiram 35 mil vendas.
Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), os carros com plug-in (PHEV e BEV) registraram mais de 18 mil emplacamentos em 2022. Esta quantidade é referente a 0,09% de todos os carros elétricos que estão sendo comercializados no Brasil.
Comentários estão fechados.