Inteligência artificial cria obra de arte e artistas processam empresa responsável
Polêmica acontece em torno da proteção de direitos autorais.
Três artistas se reúnem nos Estados Unidos para processar empresas que utilizaram inteligência artificial para criar obras de arte. O problema, segundo os artistas, reside na falta de autorização das empresas para treinar o software de inteligência artificial.
Saiba mais sobre o caso
Karla Ortiz, Kelly McKernan e Sarah Andersen são as três artistas responsáveis por processar as empresas Stability IA, Midjourney e DeviantArt, em São Francisco, na Califórinia, pelo uso indevido das suas obras em programas de Inteligência artificial.
De acordo com as artistas, as empresas infringem direitos autorais de vários artistas quando fazem uso de um banco de dados de imagens sem o devido consentimento dos autores da obra.
A polêmica em torno do assunto acontece porque, embora a obra criada pela inteligência artificial seja totalmente nova, o software necessita de alguma inspiração para iniciar. Desse modo, eles aprendem a partir de obras já existentes.
Em seu pedido, as artistas buscam na justiça americana a suspensão da violação dos direitos. Entre as preocupações, está o medo de que a profissão seja substituída pela inteligência artificial que faz uso do trabalho delas para criar as novas obras de arte.
Entenda como a IA gera obras de arte
O modo de funcionamento da inteligência artificial para criar obras de arte acontece do seguinte modo:
- Uma pessoa dá o comando para o programa de IA determinando o que deve ser desenhado (ou é realizado o upload de uma imagem para fornecer inspiração ao software);
- Em seguida, a obra está feita, que pode ser uma montagem ou desenho, o usuário é quem escolhe.
O trabalho, que poderia levar questão de dias ou horas para ser executado por um ser humano, é feito em questão de segundos pela inteligência artificial.
E não é somente o trio de artistas que está em busca de reparação. Getty Images, banco de imagens inglês, processa a empresa Stability IA por motivos similares.
Para a empresa especializada em fotografia, a Stable, plataforma de criação de obras de arte por IA da Stability, treinou o software de inteligência artificial a partir da cópia e processamento ilegais das imagens do seu banco de dados, protegidas por direitos autorais.
Comentários estão fechados.