Saiba o porquê a notícia do fim do saque-aniversário do FGTS não é favorável para Marinho
Se você conta com o dinheiro do saque-aniversário anualmente, saiba que esse benefício poderá acabar nos próximos tempos.
Um dinheirinho a mais anualmente é um desejo de todos os trabalhadores. O saque-aniversário é uma dessas opções. No entanto, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, cogitou a possibilidade de acabar com esse benefício. Para ele, a retirada desse valor enfraquece as finalidades de uma reserva em casa de desemprego e financiamento habitacional. Saiba mais sobre esse assunto.
Para você que é um trabalhador brasileiro e espera, ansiosamente, pelo saque-aniversário, entenda o porquê esse benefício pode acabar.
Para o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, o saque-aniversário esvazia o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Mesmo que vários de seus aliados petistas concordem com sua conduta, vários outros alertam sobre a possibilidade de endividamento dos trabalhadores.
Para o consultor econômico José Rita Moreira, é um fato que o saque-aniversário é um agente facilitador para os trabalhadores pagar suas dívidas, fazer compras ou, simplesmente, segurar as finanças em um momento de necessidade.
Ele prossegue dizendo que se interromper este benefício, o dinheiro ficará parado e não irá render em nada, sendo que ele nas mãos dos trabalhadores poderá movimentar a economia através das compras.
Aos que não sabem, o saque-aniversário oferece 50% do valor total do FGTS. Segundo pesquisas, no último ano cerca de 28,9 milhões de trabalhadores recorreram ao benefício e que gerou uma injeção de R$ 12 bilhões na economia do país.
Criado em 2019, ele servia para alavancar a economia do Brasil. Pode ser usado para financiar imóveis ou ser retirado caso o trabalhador não tenha sido demitido por justa causa.
Já é estudado que o FGTS tem uma rentabilidade de 3% ao ano. Se compararmos ao da poupança, que te o dobro de rentabilidade, ele, de fato, é muito baixo. Além de pouco rendimento, o dinheiro fica com o governo e é descontado mensalmente.
Ainda sobre o saque-aniversário, o sócio da Fatorial Investimentos sugere que o dinheiro esteja em gestão do próprio trabalhador. Mas, com uma grande observação, quanto mais dinheiro, mais inflação e curva de juros.
Comentários estão fechados.