Insegurança: veja como ‘virar a chave’ para se sentir bem em qualquer relação
Essa "virada de chave" irá melhorar a sua autoestima e a sua relação.
A insegurança tem tomado conta de muitos, independentemente do gênero ou idade, o que tem levado muita gente a dar valor demais e a buscar a validação externa. As pessoas passam dias e meses tentando convencer os outros de que são interessantes. Isso se estende ao namoro! Veja então como se tornar mais confiante nos relacionamentos.
Insegurança: supere o medo de não ser escolhida
Quando você está neste “lugar ruim”, qualquer validação externa importa. Muitas vezes, alguns limites e gostos próprios são ultrapassados com o objetivo de ser aceito e escolhido socialmente.
As pessoas viram adultos, mas seguem nutrindo o “medo infantil” de ser o último a ser escolhido em alguma atividade. Na fase adulta, este medo se estende para situações sociais das mais diversas. Nos relacionamentos românticos, é o que mais vemos.
No fundo, todo mundo quer ser escolhido e amado para se sentir validado. O pensamento de não ser uma escolha válida nos leva a crer que não somos bons o suficiente. A questão martela a mente de muita gente com muita frequência, o que faz sentido, visto que ser incluído em grupos está em nosso traço evolutivo.
Problemas na autoestima
Enquanto se espera, a autoestima tende a cair cada vez mais. Tudo que você tentará fazer para as pessoas é para tentar provar que é bom e útil, embora seja o único que está duvidando de tudo isso.
Adotar esta prática é extremamente prejudicial, afinal de contas, este pensamento faz com que muitas vezes aja de forma que antecede uma rejeição.
Seja quem escolhe
Sendo assim, é muito importante mudar a forma de pensar e começar a buscar ao invés de esperar ser escolhido. É preciso que você reconheça que esta é a sua vida. As escolhas devem partir de você. Em vez de ficar se questionando se é bom o suficiente, deve começar a questionar se o outro é ou não insuficiente para você.
Quando passamos a ser esta pessoa, tudo muda, pois a nossa postura deixa de ser de alguém passivo. Em vez de ficarmos sempre nos preocupando em agradar os outros, nosso foco estará em analisar o comportamento que mais nos agrada. A ideia parece boa? Para se tornar aquele que escolhe, siga este passo a passo:
- Seja gentil com você e busque tudo aquilo que faz parte de ti que é motivo de orgulho;
- Reconhecer o seu valor é o primeiro passo para se tratar melhor e não permitir que ninguém te trate mal;
- Foque em lembrar diariamente todas as suas qualidades positivas;
- Agora que já sabe seu valor, passe a analisar o comportamento do outro. A partir disso, perguntar a si mesmo quais são interessantes e dignos de estar do seu lado.
Comentários estão fechados.